Prefeitura de Candeias inicia distribuição de absorventes para estudantes através do Projeto Deixa Fluir

A Prefeitura Municipal de Candeias, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social–SEDAS, em parceria com a Secretaria de Educação – SEDUC e a Secretaria de Saúde – SESAU, lança nesta sexta-feira (25/03), o Projeto Deixa Fluir, que visa combater a pobreza menstrual de mulheres em situação de vulnerabilidade social.
A cidade, há 53 km da capital, é a primeira da região metropolitana de Salvador, que realiza a distribuição de absorventes para estudantes da rede pública municipal. Conforme a Prefeitura de Candeias, foram licitados pacotes contendo 8 unidades de absorventes para atender mensalmente as beneficiárias do Projeto Deixa Fluir.

Para o prefeito, Pitágoras Ibiapina essa distribuição é muito importante para a educação do município, pois contribui para minimizar a taxa de evasão escolar. “Identificamos que a grande ausência de alunas nas aulas regulares se davam por conta do período menstrual. Algumas não tinham informações sobre o ciclo, outras porque as famílias não tinham condições de comprar. Esse projeto quer acabar com a falta de informação, que faziam muitas meninas terem medo e até vergonha de menstruar, além da falta de acesso ao absorvente por condições financeiras através da doação regular mensal”, afirma o prefeito.

A secretária de Desenvolvimento Social, Soraia Cabral, relatou que o Sedas vai trabalhar nas escolas municipais com assistentes sociais e psicopedagogos para atenderem as famílias e as alunas. “Implementamos esse programa através de Lei, pois é necessário virar uma política pública de governo municipal. Temos outros projetos sociais, e o programa de erradicação da pobreza menstrual acrescenta a essas famílias informação e a doação de absorventes como forma de cuidar da saúde dessas meninas, para que esse processo menstrual seja simples e tranquilo”, afirmou.

A Lei de N° 1.313/2021, que criou o Projeto Deixa Fluir busca a erradicação da pobreza menstrual promovendo a saúde e a higiene das crianças e adolescentes que menstruam, por meio da criação de um programa de ações educativas, saúde, assistência social, conferências e campanhas de esclarecimento periódicas que facilitem o contato da população e dos profissionais desta área com o tema, bem como, a criação e aprimoramento das políticas públicas voltadas para a erradicação da pobreza menstrual no município.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados