Neoenergia Coelba orienta sobre cuidados com a eletricidade nas residências

Dicas simples podem garantir a segurança da população durante o uso de equipamentos dentro das residências

Atividades cotidianas como a utilização da máquina de lavar, geladeira e ferro elétrico possuem em comum a necessidade do uso da eletricidade. Por mais corriqueiro que o afazer possa parecer, é necessário ter cuidado com o manejo de objetos que conduzem corrente elétrica para evitar acidentes domésticos. Visando a segurança e o bem estar dos seus consumidores, a Neoenergia Coelba separou algumas orientações sobre o assunto.

A revisão na instalação elétrica é imprescindível para evitar acidentes domésticos causados por sobrecargas e curtos-circuitos, além de contribuir para a economia na conta de luz, uma vez que circuitos modernos e eficientes reduzem as perdas de energia e reforçam a confiabilidade das instalações. Por isso, a Neoenergia Coelba orienta aos seus consumidores que procurem um profissional habilitado e façam as revisões periodicamente.

Além das inspeções nas instalações elétricas, é fundamental a manutenção nos equipamentos. Verifique o estado dos cabos e certifique-se que não há nenhuma fiação desencapada, para evitar o vazamento de corrente. Outra dica é no manejo dos equipamentos. Sempre que for ligar algum aparelho na tomada, segure no plug (parte rígida isolante) e nunca no fio.

Não utilize o benjamim (T) ou extensões em caráter definitivo, pois pode sobrecarregar o sistema, dando origem a princípios de incêndio e a problemas nas instalações elétricas.

Lembre-se que água e eletricidade não combinam, então, quando for utilizar algum aparelho eletroeletrônico, como máquina de lavar, tenha a certeza que não está molhado e, sempre que possível, esteja calçado. No caso de chuveiros elétricos, nunca troque a temperatura com o aparelho ligado ou quando estiver molhado.

Cada vez mais presente na sociedade, a utilização de smartphones e tablets também exigem cuidado. Enquanto o aparelho estiver sendo carregado, não o utilize. Se for necessário usar, desconecte-o da tomada e só coloque novamente depois de utilizá-lo. Também use apenas o carregador e os cabos originais do aparelho.

Em caso de acidentes com a eletricidade, desligue o disjuntor da residência e acione o serviço de emergência. Se precisar, a Neoenergia Coelba pode ser contatada através do número 116.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados