Arimateia quer reconhecimento do jogo de baleado como esporte

O deputado José de Arimateia (Republicanos) apresentou projeto de lei, na Assembleia Legislativa, para reconhecer como prática esportiva na Bahia o jogo de baleado, também conhecido como queimada. O baleado consiste em uma disputa de dois times, divididos em cada lado do campo, cujo objetivo é eliminar seus oponentes atingindo-os com a bola.

“Nosso estado é referência no incentivo a essa prática e buscamos ampliar essas conquistas com a implantação, apoio e direcionamento de grupos e equipes de baleado, integrando e interagindo com a sociedade”, explicou o parlamentar, ressaltando que a Bahia possui a primeira federação esportiva de baleado do Brasil.

Pelo projeto, o baleado pode ser reconhecido como desporto educacional, de participação, de rendimento e de formação. O desporto de rendimento é alcançado diretamente na lei proposta, com “regras de prática desportiva, nacionais e internacionais, com a finalidade de obter resultados e integrar pessoas e comunidades do País, e estas com as de outras nações”.

O texto do PL define que o desporto do baleado de rendimento pode ser organizado e praticado de modo profissional, caracterizado pela remuneração pactuada em contrato formal de trabalho entre o atleta e a entidade de prática desportiva; e de não profissional, identificado pela liberdade de prática e pela inexistência de contrato de trabalho, sendo permitido o recebimento de incentivos materiais e de patrocínio.

Um dos artigos descrevem, no âmbito de suas atribuições, que “as federações e entidades de administração do desporto têm competência para decidir, de ofício ou quando lhes forem submetidas pelos seus filiados, as questões relativas ao cumprimento das normas e regras de prática desportiva”.

José de Arimateia defende que a prática do baleado ajuda na construção do trabalho em equipe, inclusão, integração e solidariedade entre os competidores, e contempla todas as idades, gêneros e classes. “Do ponto de vista intelectual, cria mais comprometimento, contribui para uma maior maturidade emocional, desperta maior aperfeiçoamento cognitivo, aumenta a concentração e o poder de estratégia. Os ganhos emocionais vão desde a melhora da autoestima até a sensação de bem-estar, liderança, noção de limites, respeito e amizade. E no campo físico traz mais agilidade, precisão, força, equilíbrio, velocidade de resposta, resistência, flexibilidade e coordenação motora”, escreveu o deputado.

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados