Neoenergia Coelba inicia operação de combate ao furto de energia em Ipitanga, Lauro de Freitas

Já são mais de 20 fraudes desativadas da região. Ação segue até sexta-feira (18)

Nesta semana, a Neoenergia Coelba deu início a uma operação para combate ao furto de energia no bairro Ipitanga, em Lauro de Freitas. Até sexta-feira (18), a companhia terá técnicos e eletricistas, em pontos estratégicos, realizando inspeções em unidades previamente mapeadas, e em que há indícios de irregularidades. Em dois dias, mais de 20 fraudes foram desativadas. Entre as unidades autuadas estão restaurantes na orla e um supermercado da região.

A ação faz parte de uma atuação estratégica da Neoenergia Coelba, que tem intensificado o combate ao furto de energia em todo o estado. Apenas em Lauro de Freitas, houve um aumento de 38% no número de inspeções realizadas nos primeiros dois meses deste ano. Até o momento, já são mais de 800 irregulares encontradas no município, que representam à soma de 47 mil quilowatt-hora (kWh) de energia, o suficiente para abastecer quatro mil residências por um mês.

Considerando toda a região metropolitana, os números são maiores. Até fevereiro, já foram identificadas mais de duas mil irregularidades, que representam 466 mil quilowatt-hora (kWh) de energia recuperada. Esse montante abasteceria, por um mês, mais de 38 mil residências.

A distribuidora reforça que o furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de até oito anos de reclusão pela prática. Além de ilegal, os “gatos” representam riscos para a segurança de quem os realiza e da população. A prática também prejudica o fornecimento de energia da região, podendo ocasionar interrupções nas localidades.

Por isso, é importante a denúncia de fraudes e furtos de energia. O apoio da comunidade é essencial para identificar os desvios e acionar a distribuidora. As denúncias podem ser feitas de forma anônima através do telefone 116 ou pelo site da Neoenergia Coelba na parte de Serviços, na aba Denúncia de Irregularidade.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados