Aplicativo Vida+ Cidadão permite mapear medicamentos nos postos municipais

Com o objetivo de facilitar a vida dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) da capital baiana, a Prefeitura, através do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), desenvolveu o aplicativo Vida+ Cidadão. Dentre as funcionalidades, a ferramenta permite ao cidadão mapear medicamentos fornecidos gratuitamente nas unidades de saúde.

O aplicativo também disponibiliza informações sobre serviços de saúde, vacinas nos postos da rede, acompanhamento de consultas médicas, cartão virtual do SUS e até mesmo avaliar o atendimento recebido – tudo isso na palma da mão. O Vida+ Cidadão pode ser baixado de forma gratuita em celulares com sistema Android ou iOS.

A ferramenta foi oficialmente lançada em 2020, e desde então tem sido potencializada, como parte de um conjunto de estratégias e medidas que simbolizam o esforço da administração municipal em investir em tecnologia para atender as demandas e facilitar a vida dos cidadãos. Todas as informações são atualizadas em tempo real.

De acordo com o subsecretário da SMS, Decio Martins, a ferramenta é interligada ao sistema municipal Mais Cidadão e, inclusive, colabora para evitar fraudes e minimizar dificuldades relatadas pela população, como falta de medicamentos nos postos. “De forma facilitada e on-line, o cidadão tem à disposição a lista de medicamentos oferecidos e a indicação das unidades de saúde mais próximas para retirada do material, o que gera economia de tempo e dinheiro de deslocamento”, destaca.

Funcionamento – Ao baixar o Vida+ Cidadão, o usuário vai visualizar informações básicas, como o cartão virtual do SUS e a localização de unidades de saúde. Para acessar informações mais pessoais, a exemplo do histórico de atendimento dele na rede, ele terá que ir a uma unidade de saúde mais próxima com o RG para autorizar o acesso.

Também é possível fazer esse procedimento em qualquer uma das Prefeituras-Bairro, mediante agendamento prévio pelo site www. horamarcada. salvador. ba. gov. br. A medida ocorre para manter a segurança e sigilo das informações. Foto: Bruno Concha/Secom

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados