Pandemia intensificou o consumo de álcool, em especial entre as mulheres

Para muitas pessoas, beber socialmente é um passatempo. Pelo menos era nos bons e velhos tempos — você sabe, antes de começarmos a viver a versão do pesadelo da Covid-19 como o “Dia da Marmota” de Bill Murray, em “Feitiço do Tempo (1993).

Durante a rotina repetitiva da pandemia, desfrutar de uma taça ocasional de vinho com as amigas foi substituído pela hora do vinho Zoom, ou pior, beber em confinamento solitário.

“Dados mostram que o consumo de álcool definitivamente aumentou desde o início da pandemia — cerca de 14% considerando dias de consumo por mês”, disse Sarah Wakeman, diretora médica do programa de Iniciativa de Transtornos por Uso de Substâncias do Hospital Geral de Massachusetts.

Para as mulheres, os números são ainda maiores, disse Wakeman. “Na verdade, houve um aumento de 41% nos dias de consumo excessivo de álcool entre as mulheres desde o início da pandemia”.

Por que mais mulheres estariam se voltando para a bebida do que homens?
“Estudos mostraram que as complexidades de equilibrar as responsabilidades de casa, trabalho e cuidados durante a pandemia recaíram desproporcionalmente sobre as mulheres”, disse a Leena Mittal, chefe da divisão de saúde mental feminina do departamento de psiquiatria do Brigham and Women’s Hospital em Boston.

“Há também muito marketing de novos produtos alcoólicos direcionados às mulheres e principalmente às mães”, disse Mittal, em um momento em que todo mundo assiste muito mais à TV.

Acrescente a isso a pré-pandemia, logo a “cultura do vinho da mãe que normalizou e, de certa forma, até glorificou” o álcool, e a linha entre beber socialmente e beber até que cause risco pode virar uma confusão rapidamente, disse ela.

A pandemia também borrou as fronteiras entre casa e trabalho para muitas mulheres. Mittal conta a história de uma de suas pacientes que voltou do trabalho para casa em dias pré-pandemia.

“Ela fazia uma caminhada de 30 ou 45 minutos que servia como exercício, servia como tempo sozinha, servia como alívio do estresse”, disse Mittal. “Ela poderia fazer a transição do trabalho para as responsabilidades domésticas e, no final, isso lhe dava um momento de descanso.”

Mas desde a pandemia, essas linhas se confundiram. Em um esforço para criar uma sensação de espaço para si mesma, a paciente de Mittal começou a recorrer ao álcool.

“Depois que seus filhos iam para a cama, ela tomava uma ou duas taças de vinho. Às vezes era chá, mas muitas vezes era vinho e rapidamente se tornava mais do que ela bebia no passado”, disse Mittal. “E eu acho que essa é uma história muito comum.”

O enfrentamento é ainda mais difícil para aqueles que já lutavam contra o abuso de álcool e substâncias antes do início da pandemia, enfatizam os especialistas.

“É como se toda a sociedade estivesse pegando fogo, incluindo aqueles que conhecem problemas de saúde mental e uso de substâncias”, disse Mittal.

Perigos do álcool para a saúde
Um nível mais alto de consumo de álcool nas mulheres é preocupante, disse Wakeman, por causa da ligação entre o álcool e o risco de câncer de mama feminino.

“Qualquer quantidade de bebida aumenta o risco de câncer de mama, e esse é um risco único entre as mulheres”, disse Wakeman. “Realmente não há nível seguro de consumo de álcool quando se trata de câncer de mama.”

Há muitas outras consequências de beber demais, tanto para mulheres quanto para homens. Acidentes e lesões estão associados ao consumo de álcool, mesmo em quantidades moderadas.

A violência doméstica é muitas vezes alimentada pelo álcool, assim como o abuso infantil. Também desempenha um papel em inúmeras preocupações com a saúde.

“Você pode ter consequências relacionadas à saúde do uso de álcool além do vício”, disse Wakeman. “Como pressão alta, refluxo ácido, doença hepática e lesão hepática, que é algo em que estamos vendo um grande aumento, principalmente entre pessoas mais jovens e mulheres de uma maneira que nunca vimos antes”.

Sem mencionar o pedágio na saúde mental, incluindo depressão, ansiedade e muito mais.

“Vários estudos mostraram que o aumento do uso de álcool na pandemia foi associado ao aumento dos sintomas de saúde mental, mesmo em pessoas que não tinham diagnósticos anteriores ou necessidades de atenção à saúde mental anteriores”, disse Mittal.

Você cruzou a linha?
Homem ou mulher, como você sabe se seu uso de álcool passou do limite? Um sinal revelador é quando a bebida está começando a interferir na sua capacidade de viver sua vida diária, dizem os especialistas.

“O transtorno por uso de álcool é definido como o uso compulsivo de álcool, apesar de ter consequências negativas do seu uso, como um impacto em seus relacionamentos, sua capacidade de funcionar em seu trabalho ou em qualquer função que você tenha em sua comunidade”, disse Wakeman.

Outro sinal: você continua bebendo apesar desse impacto negativo em sua saúde física ou mental. E não precisa estar ligando para dizer que está doente ou trabalhando com ressaca.

“Também pode não se sentir bem ou ter dificuldade em acordar de manhã”, disse Mittal.

“E não se esqueça dos relacionamentos. Você está tendo mais desentendimentos? As pessoas em sua vida estão expressando preocupação ou notando que você é diferente? Escondendo sua bebida, ou mentindo sobre isso, esses também são comportamentos preocupantes.”

Aqui está um alerta vermelho: você está servindo bebidas grandes sem perceber. As diretrizes atuais da American Heart Association exigem não mais do que duas bebidas padrão por dia para homens e uma para mulheres e qualquer pessoa com 65 anos ou mais. Mas o que é uma bebida padrão?

“São 355 ml de uma cerveja normal, 118 ml de vinho ou 44 ml de licor se você estiver bebendo destilados”, disse Wakeman. “Ainda assim, as pessoas podem estar servindo uma enorme taça de vinho e não perceber que na verdade são duas ou três porções de vinho e não apenas uma.”

“Sabemos que milhões de americanos bebem acima desses níveis, mesmo em tempos pré-pandemia”, acrescentou. “Em 2019, cerca de 66 milhões de americanos tiveram episódios em que beberam mais do que os limites recomendados”.

Se você (ou um ente querido) parece estar lutando contra o álcool, não hesite em procurar ajuda, enfatizam os especialistas. Existem muitos grupos de apoio diferentes que podem ajudar, como programas de 12 passos e terapia individual.

Se você se encontra sem um verdadeiro alerta vermelho, mas deseja reduzir o consumo para seu bem-estar geral, Mittal sugere fazê-lo com compaixão.

“Todos nós estamos passando por uma quantidade sem precedentes de estresse e trauma. Todo mundo tem limites, e todos estamos sendo pressionados além de nossos limites agora. A autocompaixão é realmente importante em tudo isso”, disse ela.

“Eu sempre me preocupo com as pessoas que sentem que fizeram algo errado se estão bebendo mais do que é bom para elas”, acrescentou.

“Não é uma falha moral. Se você está vendo sinais de que as coisas não estão indo tão bem quanto poderiam, dê a si mesmo um pouco de graça e concentre-se no autocuidado em vez de beber.”(CNN)

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados