Mini UPAs realizam quase 700 atendimentos em 24h de funcionamento

As quatro mini UPAs implantadas pela Prefeitura de Salvador para reforçar a rede de urgência e emergência da capital realizaram 654 atendimentos nas primeiras 24 horas de funcionamento. No total, foram 191 acolhimentos realizados na unidade do Imbuí, 208 em Itapuã, 155 no IAPI e 100 em Pirajá.

Cerca de 88% dos pacientes que procuraram os serviços apresentavam sintomas gripais, índice que correspondeu a 574 atendimentos no primeiro dia de oferta da assistência. As unidades também realizaram 476 testes rápidos para a Covid-19, com a identificação de 345 diagnósticos positivos.

Todos os pacientes atendidos nas primeiras 24h apresentaram quadro clínico considerado leve. Sendo assim, não houve a necessidade da realização de internamento ou transferência para unidades de referência para casos de maior complexidade.

Cada ponto de atenção à emergência (mini UPA) é composta por cerca de 80 profissionais entre médicos, enfermeiros, assistente social, farmacêutico, nutricionista, técnico de enfermagem e demais trabalhadores. Juntas, as unidades têm a capacidade de atender cerca de mil pessoas por dia.

Os locais são administrados pela Fundação ABM de Pesquisa e Extensão na Área da Saúde (Fabamed), organização social que possui expertise no gerenciamento e operacionalização desse tipo de unidade.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados