Mais de 11 mil crianças em Salvador já foram vacinadas contra Covid-19

Habilitadas desde o último sábado (15) para receber a vacina contra a Covid-19 em Salvador, mais de 11 mil crianças compareceram aos pontos de vacinação até o início da tarde desta quinta-feira (20). A capital baiana recebeu 24,4 mil doses para este público. Podem ser vacinadas crianças de 5 a 11 anos com deficiência permanente (visual, auditiva, intelectual e motora); 6 a 11 anos com comorbidades; e 10 e 11 anos sem comorbidades.

O número é considerado baixo e por isso o titular da pasta, Leo Prates, pede sensibilidade e convoca os pais e responsáveis para que levem os pequenos aos pontos de imunização. “Estamos enfrentando um aumento do número de casos na cidade e a forma mais eficaz para montarmos uma barreira de proteção é a vacina. Defendemos o acesso das crianças ao imunizante, portanto, contamos com a colaboração de todos para nos ajudar a ampliar essa cobertura vacinal”, destacou o gestor.

Números – A faixa etária de crianças com maior adesão à vacina está entre aquelas com 11 e 10 anos, correspondendo a 50,6% e 44,1% da população cadastrada e vacinada, respectivamente. Já as demais idades apresentam baixos índices de vacinados: 9 anos (1,18%); 6 anos (1,17%); 7 anos (1,12%); 5 anos (0,91%) e 8 anos (0,87%).

Documentação – No ato da vacinação deverão ser apresentadas original e cópia do documento de identificação da criança e cartão de vacina, e documento oficial de identificação com foto do pai ou mãe presente na vacinação. Para as crianças com comorbidades ou com deficiência permanente, é necessário levar também relatório médico atestando a condição de saúde.

No ponto de imunização deverá ser preenchido o Formulário de Vacinação. O documento também está disponível no site da SMS, podendo ser impresso, preenchido antecipadamente e apresentado no ponto de vacina, otimizando a imunização.

Caso a criança esteja acompanhada por representante maior de 18 anos, além dos documentos citados, o Formulário de Vacinação deverá ser impresso antecipadamente para preenchimento e coleta da assinatura do pai ou mãe do menor. No ato da vacina deverá ser apresentada também cópia do documento de identificação com foto do pai ou mãe que assinou o Formulário de Vacinação.

Os casos excepcionais relacionados à falta de apresentação da documentação completa serão tratados individualmente no próprio ato/local da vacinação, como vem ocorrendo desde o início da estratégia.

Confira os postos de vacinação de crianças desta sexta-feira (21):

CRIANÇAS COM 10 E 11 ANOS

Pontos fixos: Arena Fonte Nova (Nazaré), Clube de Periperi, USF Cajazeiras V, 5º Centro de Saúde (Barris), Parque da Cidade (Itaigara), CSU Pernambués, USF Cambonas, UBS Marechal Rondon, USF Vale do Matatu e USF Parque de Pituaçu.

CRIANÇAS COM COMORBIDADES DE 6 A 11 ANOS

Pontos fixos: USF Beira Mangue e USF Zulmira Barros (Costa Azul).

CRIANÇAS DE 6 A 11 ANOS COM COMORBIDADES ACOMPANHADAS DO PAI OU MÃE

Pontos fixos: Apae – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – Pituba (13h às 17h) e ION – Instituto de Organização Neurológica da Bahia – Ondina (8h às 16h).

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados