BBB22: Natália tem fala polêmica e chama a atenção no Twitter

Uma conversa de Natália Deodato à mesa com brothers e sisters, no primeiro dia do BBB 22, trouxe a questão racial para o debate. De Belo Horizonte, a siter, que é modelo e designer de unhas, afirmou que os negros foram trazidos, ao Brasil, para serem escravos por serem “eficientes”. A fala não foi bem recebida.

“Sou preta e, realmente, tem a história que viemos como escravos sim, porque a gente era eficiente. Por quê a gente veio como escravo? Porque a gente era bom no que a gente fazia. Por que a gente veio como escravo? Colocar uma pessoa lá para fazer não conseguiria”, disse.

Escutavam a jovem dee 22 anos Pedro Scooby, Paulo André, Maria, Tiago Abravanel, Rodrigo Mussi, Luciano Estevan, Jessilane Alves e Vyni.

O comentário de Natália foi parar nas redes sociais, nas quais recebeu críticas por, de certa forma, romantizar um sistema de tortura e opressão, a escravidão que, no Brasil, perdurou por 300 anos. O advogado e professor de direito da Fundação Getúlio Vargas Thiago Amparo não deixou de pontuar a fala por ele considerada equivocada. “Bem, Natália, está bem errada. Isto é um desserviço, para dizer o mínimo”, escreveu.

O advogado destacou o problema por trás do raciocínio da performance do negro. “Não é pela eficiência. É por escravos terem sido considerados menos do que humanos e por escravos terem sido o pilar de um sistema econômico, baseado em sua mão de obra explorada”, completou Amparo.

Vale lembrar que o Brasil foi o último país a abolir a escravidão, o que acarretou em inúmeros problemas para a população negra. Mesmo depois da abolição, aos negros foram negados direitos, o que movimenta até os dias de hoje uma luta antirracista para que haja igualdade de oportunidades, por exemplo, no acesso à educação e no mercado de trabalho.

Na 22ª edição, o programa escalou oito participantes negros: Natália, Maria, Luciano, Vyni, Paulo André, Douglas Silva, Linn da Quebrada e Jessilane. Certamente, temas relacionados à questão racial devem aparecer. (EM) Foto: Reprodução

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados