Estudantes de Medicina da Ufba farão manifestação nesta segunda-feira (10)

Alunos de todas as turmas estarão concentrados na frente da Sede Mater, no Terreiro de Jesus, a partir das 9h

Estudantes da Faculdade de Medicina da Bahia (FMB), da Universidade Federal da Bahia (Ufba) vão realizar uma manifestação nesta segunda-feira (10), a partir das 9h, na frente da Sede Mater da FMB, no Largo do Terreiro de Jesus, no Centro Histórico. Com apoio do Diretório Acadêmico, os alunos cobram respostas do Colegiado de Medicina e da Diretoria da FMB acerca das demandas apresentadas para minimizar os impactos causados durante a pandemia, sobretudo o atraso no tempo de conclusão do curso.

No final de dezembro, foi encaminhada ao Colegiado e à Diretoria da FMB uma carta assinada por quase 300 alunos de todas as turmas de Medicina da Ufba. O documento apresenta as sugestões para viabilizar a progressão dos cursos e permitir ajustes no calendário, reduzindo os atrasos que já chegam a quase dois semestres. Entre as sugestões estão a oferta de cursos de férias e a realização de três semestres em um ano, práticas já realizadas em períodos pós-greve.

Os estudantes criticam e classificam como lenta e pouco efetiva a tomada de decisões do Colegiado, da Diretoria da FMB e de alguns departamentos para resolver tais questões, apesar da tentativa incessante por parte do alunado.

“Hoje, estamos colhendo os frutos da apatia do Colegiado e alguns departamentos. Porém, não devemos aceitar isso silenciosa e passivamente. Devemos lutar por nossos direitos, enquanto discentes, e reivindicar ações contundentes para não atrasarmos, ainda mais, o nosso período de formação. Vamos juntas e juntos?”, diz o trecho de convocação para a manifestação que circula nas redes sociais.

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados