Salvador terá tempo chuvoso durante o Natal

O período dos festejos natalinos será marcado por chuvas intensas acompanhadas por trovoadas ocasionadas pela passagem de uma frente fria somada a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) (sistema meteorológico do verão, responsável por um período prolongado de chuva frequente e volumosa).

De amanhã (24/12) a domingo (26/12/2021) ocorrerão eventos de chuvas significativas, com risco para alagamentos e deslizamentos de terra. As temperaturas deverão variar entre 23°C (mínima) e 28°C (máxima).

Na segunda-feira (27/12/2021), a previsão é de céu nublado a parcialmente com chuvas fracas a moderadas. As temperaturas deverão variar entre 24°C (mínima) e 30°C (máxima).

As informações são do Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Salvador (Cemadec).

Como se prevenir de raios

Durante as tempestades fique em casa devidos ao risco de ser atingido por um raio. Saia somente se for absolutamente necessário; não retire nem coloque roupa em varais de arame; caso esteja na rua, busque refúgio no interior de edifícios; mantenha-se longe de árvores isoladas e não permaneça dentro d’água ao longo da tempestade.

Verão chuvoso

Segundo o Cemadec, a possibilidade é que chova em Salvador 30% a mais do que o esperado ao longo do verão 2021/2022 estação que se iniciou na terça-feira (21/12) e se estende o dia 20/03/2022.

O meteorologista do Cemadec, Giuliano Carlos do Nascimento, informa que a estação será marcada pelos impactos do fenômeno La Niña e por temperaturas altas, com chuvas intensas ao longo do trimestre.

Plantão Codesal

A Codesal, que integra a categoria de serviços essenciais do município, permanece de plantão 24 horas atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199.

As ocorrências podem ser acompanhadas em tempo real no link http://www.codesal.salvador.ba.gov.br/index.php/boletins

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados