Saúde recomenda uso de máscara para conter disseminação da gripe

A Secretaria Municipal da Saúde de Salvador alerta sobre a importância de manter a utilização da máscara para evitar a disseminação da transmissão da Influenza na capital baiana. A medida é uma das ações recomendadas pela pasta para conter o avanço de um surto de gripe na cidade, além de também evitar a disseminação do coronavírus.

Somente esse ano, foram registradas 56 ocorrências de influenza no município. A imunização é outra importante estratégia de contingência. “É bom lembrar que a utilização da máscara evita tanto a transmissão da Covid-19 quanto da gripe. Estamos com um aumento considerável de ocorrências de influenza e o uso da máscara já se revelou uma prática importante para conter a transmissibilidade viral”, explicou a médica infectologista da SMS, Adielma Nizarala.

A especialista alertou ainda para a importância da imunização, uma vez que a vacina da gripe faz parte do calendário básico. Na última semana, o município recebeu 19.440 novas doses da vacina contra influenza para intensificar a estratégia na cidade.

A mobilização está aberta para os grupos prioritários da campanha: trabalhador da saúde, crianças entre seis meses e 6 anos; gestantes e puérperas; pessoas com mais de 60 anos; povos indígenas e quilombolas e pessoas com comorbidades ou deficiência permanente. Os postos também estão aplicando a 2ª naquelas crianças vacinadas pela primeira vez em 2021.

Importância – O serviço funciona de segunda a sexta-feira (exceto feriado), das 8h às 16h. É preciso apresentar o documento de RG ou levar o cartão de vacinação. A lista de postos com a vacina contra a gripe pode ser acessada no site www. saude. salvador. ba. gov. br .

“A imunização é a melhor forma de quebrar a cadeia de transmissão da Influenza. As doses estão disponíveis nos postos de referência para proteger os grupos prioritários. Então, estamos fazendo uma convocação para todas as pessoas que ainda não se imunizaram para comparecer aos postos”, afirmou Adielma.

Esse ano, pouco mais de 416 mil pessoas receberam a vacina contra gripe em Salvador, número que corresponde a 58% de cobertura do público alvo. A meta da SMS é imunizar pelo menos 90% do público elegível que reside na cidade.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados