Semur realiza encontro sobre racismo institucional nesta quinta (25)

Acontece nesta quinta-feira (25), das 8h30 às 12h, o Encontro Municipal de Combate ao Racismo Institucional. O evento será realizado pela Secretaria Municipal de Reparação (Semur), no Hotel Mercure, localizado na Rua Fonte do Boi, Rio Vermelho.

A atividade se destina aos colaboradores da Prefeitura Municipal de Salvador (PMS), especialmente aos membros do Comitê Técnico e dos núcleos internos do Programa de Combate ao Racismo Institucional (PCRI), coordenado pela Semur desde 2005. A vice-prefeita Ana Paula Matos estará presente na ocasião.

O evento tem como tema os 20 anos da Conferência de Durban, a III Conferência Mundial contra o Racismo, a Discriminação Racial, a Xenofobia e todas as formas correlatas de intolerância, promovida pela ONU, na cidade sul-africana, em 2001. Serão palestrantes a titular da Semur, Ivete Sacramento e a poeta, escritora e advogada Luciene Nascimento, autora do livro “Tudo nela é de se amar”.

A representante do Comitê Técnico do PCRI e coordenadora de Ações Transversais da Semur, Oilda Rejane, destaca, entre as conquistas do programa, que os servidores da Prefeitura tem se engajado cada vez mais nas ações do PCRI, desde 2013.

Ela também ressalta que os concursos e seleções da PMS passaram a admitir cotas para pessoas negras em 2014 e que, em complemento a esta medida, em 2016, foram instauradas as Comissões de Verificação de Autodeclaração Racial, para evitar possíveis fraudes no acesso a vagas para cotistas.

“Capacitação de colaboradores municipais no combate ao racismo, produção de campanhas para o enfrentamento do racismo institucional e acompanhamento da regulamentação do Estatuto da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa são as prioridades do PCRI, para o Planejamento Estratégico 2021-2024 da gestão municipal”, concluiu Oilda.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados