Testagem de Covid-19 prossegue na rede municipal de ensino de Salvador

A testagem para detecção da Covid-19 nos estudantes e colaboradores da rede municipal de ensino vai prosseguir em mais dez escolas na capital baiana, durante esta semana. O procedimento tem como objetivo identificar, monitorar e isolar casos do novo coronavírus entre membros da comunidade escolar que estejam com quadro assintomático e participando das atividades presenciais nas instituições de ensino.

A ação é realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (Smed). Nesta segunda-feira (22) o teste foi realizado nas escolas municipais Acelino Maximiniano da Encarnação e São Miguel, localizadas nos bairros de Sussuarana e Mata Escura, respectivamente. Na Escola Municipal São Miguel aproximadamente 150 alunos realizaram o procedimento no dia de hoje.

Francisco Araújo fez questão de acompanhar o teste da filha mais nova, Ana Julia Silva, 7 anos, e reforçou a importância do zelo da Prefeitura com a saúde das crianças. “Pela manhã minha esposa trouxe a nossa filha mais velha, Ana Vitória Silva, de 9 anos, para fazer o teste. Eu vim direto de uma viagem acompanhar Ana Júlia. Acho muito importante porque sinto que minhas filhas ficam seguras para estudar presencialmente. Já que ainda não há vacina para a idade delas, então temos que cuidar do jeito que podemos. Saúde é o que temos de mais importante”, afirmou.

A professora do 5º ano, Letícia Cerqueira, também realizou o teste de Covid-19 e contou que o procedimento a ajuda a se sentir mais confortável para trabalhar, além de ser um cuidado essencial com os estudantes. “É necessário fazer o teste. A doença tem feito estragos desde o ano passado e muitas pessoas, inclusive as crianças, são assintomáticas. Para evitar que este vírus se espalhe, é interessante que as escolas façam o teste”, contou.

A coordenadora do Laboratório Central Municipal, Olivete Borba, explicou que é prestada assistência a todas as pessoas que diagnosticam o positivo durante a estratégia. “Além disso, se a criança ou o colaborador estiver sintomático, nós fazemos a coleta em domicílio e de familiares, caso necessário, para conter a disseminação viral”. Quase um mês após o início da ação, já foram realizados 3,8 mil testes.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados