Servidores da Codesal participam de campanha para doação de sangue

Os servidores da Defesa Civil de Salvador (Codesal) participaram solidariamente da semana de mobilização em celebração ao Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue (25 de novembro). Nesta segunda-feira (22/11), os profissionais compareceram à sede do Hemoba para doar sangue, atendendo ao apelo da fundação para ampliar o estoque de hemoderivados.

“A participação de colaboradores da Defesa Civil de Salvador na campanha de doação voluntária de sangue atende ao nosso maior propósito que é o de reduzir risco e salvar vidas”, disse o diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo.

Ao todo, 20 voluntários do órgão se juntaram à mobilização, organizada pela subcoordenadora de Ações Comunitárias e Educativas, Fabiana Santana. O sangue doado é dividido em diversos componentes – como plaquetas, plasma e hemácias – e, por isso, uma única coleta pode servir para a recuperação de várias pessoas que esperam a doação.

Homenagem e incentivo – As ações da semana de mobilização seguem até sábado (27), em diversas unidades da Hemoba em todo o estado, e contarão com coletas externas, horários diferenciados e atrações culturais para homenagear doadores e incentivar novas doações.

Estão aptos para fazer a doação todas as pessoas com idade entre 18 e 69 anos, que pesem no mínimo 50 quilos, estejam em boas condições de saúde e não tenham passado por parto ou cirurgia, pelo menos, nos três meses que antecedem a doação. Para homens, o limite máximo é de doação quatro vezes por ano e, para mulheres, três vezes.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados