Redução de gastos em viagens aéreas puxa queda de consumo nas classes C e D na Bahia

Embora tenha registrado altas em segmentos específicos, os gastos no estado recuaram no geral 5,4% no mês

A retração de 45% no consumo em viagens aéreas em setembro ante agosto puxou a redução de consumo nas classes C e D na Bahia na média geral (-5,4%). Os dados são da Pesquisa de Hábitos de Consumo da Superdigital, fintech do Grupo Santander.

Os baianos apresentaram no mês uma tendência oposta sobre a média nacional, que observou uma recuperação mais significativa nos gastos no segmento de viagens, como Companhias Aéreas (13%) e Hotéis e Motéis (8%). Além disso, na Bahia, outros segmentos mostraram queda, como Automóveis e Veículos (-16%), Diversão e Entretenimento (-14%), Lojas de Artigos Diversos (-6%), Combustíveis (-6%) e Drogaria e Farmácia (-4%).

Em contrapartida, os setores que se destacaram com alta no estado foram Hotéis e Motéis (23%), Transportes (4%), Lojas de Roupas (3%) e Serviços (2%). Todas as regiões registraram queda, puxadas pelo Norte (-8%) e Nordeste (-7%). O Sul recuou 4%; o Sudeste, 3%; e o Centro-Oeste, 1%.

De acordo com Luciana Godoy, CEO da Superdigital, “as pessoas estão mais confortáveis e confiantes para voltarem a viajar. De fato, por conta da pandemia, muitas viagens foram adiadas e, com o avanço da vacinação e a queda no número de contaminados, é normal que a população retome as viagens e os planos que foram adiados em 2020 e primeiro semestre de 2021”, afirma ela.

No âmbito nacional, os demais setores que mostraram recuperação no consumo foram Diversão e Entretenimento (3%), Telecomunicações (2%), Transporte (1%) e Combustíveis (1%). Na outra ponta, os gastos que mais caíram foram Rede Online (-7%), Automóveis e Veículos (-6%), Lojas De Roupas (-5), Lojas de Artigos Diversos (-3%) e Prestadores de Serviços (-3%).

O levantamento mostra também que o principal gasto do orçamento das famílias é com Supermercados (37%), seguido de Restaurantes (12%) e Lojas de Artigos Diversos (11%).

Em setembro, 84% dos gastos foram feitos presencialmente, o que representa um ponto percentual a mais em comparação a agosto e 3 pontos a mais que junho. Em relação ao ticket médio, houve aumento significativo nos setores de Companhias Aéreas (24%), Hotéis e Motéis (11%), Transportes (5%) e Diversão e Entretenimento (5%).

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados