Salvador: Novos guardas participam de capacitação em Gestão Ambiental

A preocupação com a preservação do meio ambiente na capital baiana é um dos motes da Guarda Municipal de Salvador (GCM), que está realizando para os novos agentes o primeiro curso de Gestão Ambiental e Sustentabilidade. Cerca de 20 guardas municipais participam da capacitação no mês de outubro e a expectativa é de que, até o fim do ano, todos os 74 novos agentes passem pelo curso de capacitação. A próxima turma será capacitada no fim deste mês de novembro.

O curso é realizado na sede do Grupo Especial de Proteção Ambiental (Gepa), no espaço Colabore, no Parque da Cidade, e tem a duração de 40h. Durante a capacitação, são abordados temas como ecologia, conhecimento da biosfera, sistema nacional de unidades de conservação, fiscalização ambiental, além da realização de visitas ao Ibama e aos parques municipais.

“A Guarda Municipal desenvolveu o curso devido à necessidade dos novos guardas terem a capacitação na parte ambiental. As aulas tratam de vários temas para orientação aos guardas e que, no futuro, alguns deles sejam aproveitados como agentes de fiscalização ambiental da própria GCM”, ressalta o comandante do Gepa, Robson Pires.

Participante das aulas, a guarda municipal Danielle Rocha destaca a importância da capacitação, que considera uma oportunidade enriquecedora. “É muito importante termos essa visão de atuação da GCM, e saber que a corporação atua também no cuidado e preservação do meio ambiente”, diz a agente.

Para o agente Jadir Valadares, os conteúdos ministrados agregarão ainda mais na própria bagagem de conhecimentos enquanto cidadão e agente fiscalizador. “A Guarda Municipal faz um papel muito importante na questão ambiental, e receber essa capacitação agrega ainda mais o conhecimento sobre as leis municipais, estaduais e federais referentes ao tema”.

“Nosso objetivo junto a GCM é multiplicarmos os agentes que combatem à degradação do meio ambiente em Salvador, e estimular outros municípios a transformarem também a Guarda Civil Municipal em pelotões da preservação ambiental”, declara o analista ambiental e superintendente substituto do Ibama na Bahia, Alberto José Santana, um dos instrutores da iniciativa.

Resgate — Em caso de aparecimento de animal silvestre em zona urbana, o cidadão pode entrar em contato com o Gepa através do telefone (71) 3202–5312. Após a chamada, o indivíduo deve isolar a área e aguardar a chegada dos agentes.

Outras capacitações — Os agentes da GCM também participaram, em outubro, de um treinamento de pilotagem do Grupo Especial de Motocicletas (GEM). Sete integrantes participaram das aulas, cujo objetivo foi melhorar a prática na condução de moto.

Foram aplicados assuntos como técnicas de pilotagem, frenagem, desvio de obstáculos, retomada em curvas, noções básicas de mecânica, manutenção preventiva em motocicletas, legislação de trânsito, características de capacetes e categorias de motocicletas. Foto: Otávio Santos/Secom

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados