Parceria viabiliza R$2 milhões para mobilidade sustentável em Salvador

Uma parceria estabelecida entre a Prefeitura de Salvador, através do Escritório de Governança Social, e o fundo britânico UK PACT possibilitou a chegada de recursos no valor de 250 mil libras (aproximadamente R$2 milhões na cotação atual), para serem investidos em projetos relacionados à mobilidade verde e sustentável na capital baiana.

O investimento é fruto de um encontro realizado entre representantes do Governo britânico e a Prefeitura soteropolitana no último dia 15, que foi fortalecido ainda pela ocasião da vinda do embaixador Peter Wilson à Salvador. O fundo britânico vai operar o recurso via Banco Mundial (Bird), parceiro da Prefeitura há oito anos, que repassará o valor destinado aos projetos e políticas de mobilidade.

Segundo a vice-prefeita e secretária de Governo (Segov), Ana Paula Matos, que coordena a ação, a capital baiana está cada vez mais inserida no radar de investidores internacionais. “Fruto do trabalho municipal que está sendo realizado em Salvador, que é um processo de construção. A cidade está sendo cada vez mais reconhecida por ter uma gestão séria, austera, e que se destaca pelo cuidado com o meio ambiente e a sustentabilidade. Estamos dialogando permanentemente com outros países para permitir que projetos importantes sejam viabilizados para cá”, afirmou.

Também neste mês de outubro, os investidores visitaram o Escritório de Governança Social, que já está em funcionamento. Vinculado à Segov, o setor iniciou as tratativas sobre projetos de desenvolvimento sustentável.

“Antes mesmo de ser inaugurado oficialmente, já avançamos nas relações internacionais. A orientação é de que seja fortalecido o diálogo com outros países e assim estamos fazendo. Está sendo dada prioridade a isso, inclusive com um fortalecimento do setor de relações internacionais do Escritório de Governança. Esta será a primeira de muitas captações de recursos que vão fazer a cidade avançar ainda mais”, completou a vice-prefeita.

Outros compromissos – Salvador já afirmou dois compromissos liderados pelo governo britânico, que são a “Corrida para o Zero” e a “Corrida para a Resiliência”, sendo ambos complementares para a manutenção da atuação ativa da cidade perante a agenda da sustentabilidade. Um memorando de entendimento será assinado para nortear ações de cooperação, intercâmbio e apoio a projetos mútuos.

O secretário municipal de Mobilidade, Fabrizzio Muller, também comemorou a chegada de investimentos para a área. “Salvador está construindo uma agenda muito positiva que passa por um transporte sustentável e inclusivo. Com certeza, outros investidores caminharão na mesma direção para que a cidade caminhe para avanços ainda maiores nessa área”, declarou.

De acordo com o Governo britânico, a capital baiana está definitivamente inserida no radar para futuros projetos. “Salvador se tornou prioridade para o desenvolvimento de parcerias. Esse diálogo cada vez maior com os gestores é fundamental para uma maior aproximação e estreitamento de laços entre o Reino Unido e Salvador, já que ambos desejam construir um relacionamento duradouro”, ponderou Martin Whalley, diretor de Comércio e Investimento Brasil e de Investimento Estrangeiro no Consulado Geral Britânico de São Paulo.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados