Projeto foca na redução da mortalidade materna em Salvador

Para reduzir a morbimortalidade (doenças e mortalidade) materna em Salvador, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), firmou parceria com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) para criação conjunta de um projeto pioneiro. Partindo de uma ação colaborativa, o “Todas as Mães Importam” tem o objetivo de reduzir em 3 % a taxa de mortalidade materna no agregado dos serviços das Unidades Básicas de Saúde e maternidades participantes, no prazo de dois anos.

A programação e os recursos serão focados nos principais tópicos de melhoria da qualidade do atendimento e segurança dos equipamentos, incluindo a explanação de estratégias-chave para as mudanças, abordando formas de iniciar as ações, construindo vontade e engajamento, e medir e analisar dados para melhorar a equidade.

De acordo com o coordenador de Atenção Primária da SMS, Abdon Brito, as equipes multidisciplinares locais farão a interface com a equipe de Coordenação de Melhoria do Hospital Albert Einstein. Os profissionais serão qualificados, através de aulas expositivas, para realizar o reporte e melhor avaliar os indicadores e relatórios.

“Para isso, um detalhado plano de trabalho foi desenvolvido, com vistas a uma série de sessões virtuais de acompanhamento recorrentes e com objetivos específicos. Além de atividades como Sessão de Aprendizagem Virtual (SAV) mensal; sessões Coaching semanais e reuniões estratégicas das equipes”, explica Brito.

O titular da Saúde, Leo Prates, destacou que o projeto pioneiro reflete o compromisso da gestão municipal com o aperfeiçoamento dos processos de assistência e cuidado das pacientes, oferecendo atendimento seguro, equitativo e respeitoso a todas.

Unidades municipais participantes:

USF Itapuã

USF Garcia

USF Santa Mônica

USF Ilha Amarela

USF Ilha de Maré

USF Vale do Matatu

USF Curralinho

USF Cajazeiras V

USF Nelson Piauhy Dourado (Águas Claras)

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados