Prefeitura de Camaçari inicia cobrança de vacinação contra Covid-19 de servidores

A Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Administração (Secad), deu início à cobrança da vacinação contra a Covid-19 para servidores e empregados públicos do município. Seguindo determinação do Decreto nº 7599/2021 de 21 de agosto, que torna obrigatória a imunização, a Secad irá notificar as secretarias do governo para o cumprimento da medida por parte dos funcionários públicos.

A notificação terá o prazo de 10 dias. Nesse período, quem ainda não apresentou a comprovação da vacina deve fazê-lo, ou demonstrar justificativa médica devidamente assinada por um profissional médico que contenha o motivo pelo qual o servidor não foi vacinado.

De acordo com o secretário da Administração, Helder Almeida, a medida se dá mediante o princípio da precaução e a necessidade de conter a disseminação do coronavírus no município, a fim de garantir o adequado funcionamento dos serviços de preservação da saúde pública e dos serviços públicos em geral.

A recusa em submeter-se à vacinação, sem justa causa, caracteriza falta disciplinar. Desse modo, passados os 10 dias, os servidores que não apresentarem a comprovação poderão sofrer sanções. No caso dos comissionados, serão encaminhados para a exoneração. Já os efetivos serão conduzidos para abertura de processo administrativo para que seja apurada a falta grave cometida e, a depender do andamento do processo, poderão chegar à demissão do cargo.

Conforme o Boletim Epidemiológico de Camaçari, desta segunda-feira (25), o cenário do coronavírus registra 635 óbitos no município. Para Helder Almeida, com a diminuição de casos ativos na cidade, o município está retornando à normalidade, com retorno das aulas semipresenciais e o trabalho presencial das secretarias. “Mais do que nunca se torna necessário a exigência do cumprimento estabelecido pelo decreto para segurança coletiva”, explicou, ao acrescentar que a medida vale para os funcionários que prestam serviços às empresas terceirizadas.

Profissionais ligados a empresas terceirizadas deverão apresentar também, no mesmo prazo, a comprovação da vacina. Os servidores da Secad que atuam com processo administrativo farão um levantamento de todos os funcionários da prefeitura que ainda não apresentaram cópia do comprovante de vacinação.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados