Dia D promove mutirão de ultrassom e orientações sobre câncer de mama

Como parte da programação do Outubro Rosa, a Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) promoveu, em parceria com o Instituto Patrícia Lordêlo (IPL), na Pituba, um mutirão de atendimento à mulher nesta segunda-feira (25). O atendimento foi voltado ao público feminino assistido pela Prefeitura, além de servidoras e moradoras da comunidade do Calafate, na Fazenda Grande do Retiro.

Na ocasião, foram realizados exames de ultrassonografia da mama e preventivo de câncer do colo do útero. Além disso, foi promovido um momento de vivência, com orientações sobre a doença que acometeu cerca de 15% das mulheres no Nordeste brasileiro, em 2020.

A secretária da SPMJ, Fernanda Lordêlo, afirmou que a proposta do Dia D é fortalecer o trabalho feito pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) junto ao IPL. “O foco é a mulher em situação de violência. O cuidado faz com que ela tenha melhor autoestima e saúde mental”, disse.

A gestora lembrou que o importante é pensar na mulher como um todo. “A atenção a essas mulheres é fundamental, em razão do acolhimento. É fundamental para que elas se sintam parte da sociedade”.

A representante do IPL, Patrícia Lordêlo, afirmou que destacou a parceria com a Prefeitura. “Faz com que a população tenha acesso à assistência em um local de qualidade, oferecendo o que há de melhor”.

Diagnóstico precoce – As ações desenvolvidas contribuem com a ampliação das informações para o rastreamento e diagnóstico precoce do câncer de mama, conservação da vida e elevação da autoestima das mulheres com diagnóstico positivo, buscando a superação da doença.

A agente de limpeza Elaine Oliveira, 40 anos, ficou sabendo do mutirão através da empresa em que trabalha e achou importante participar. “Acho importante, porque ajuda as mulheres, incentivando aquelas que não têm coragem de vir fazer o exame”.

Moradora de São Marcos, Luisa Cerqueira, de 52 anos, ficou sabendo da ação através de uma amiga e se inscreveu. “Achei a iniciativa maravilhosa, porque incentiva quem tem dificuldade de fazer os exames e atende as mulheres que mais precisam”.

Alerta Salvador – Este ano, a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) também está promovendo o Programa Alerta Salvador no Outubro Rosa 2021. A iniciativa é voltada para a conscientização da população, sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e os tratamentos existentes, após o diagnóstico positivo da doença. A mobilização quer estimular a prevenção do câncer de mama, já que o diagnóstico tardio segue liderando a causa principal para que o tratamento não seja eficiente.

No Brasil, cerca de 60% a 70% dos casos de câncer de mama são identificados em estágios avançados, de acordo com o Ministério da Saúde. Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), para o triênio 2020-22, a expectativa é de 1.180 casos novos de câncer de mama em Salvador.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados