Dia D do Outubro Rosa promove mutirões de saúde neste sábado (23)

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promove o Dia D da campanha Outubro Rosa em Salvador neste sábado (23). Para garantir o amplo acesso das soteropolitanas aos múltiplos serviços oferecidos pela Prefeitura, uma série de ações especiais ocorrerão em mais de 40 locais, que oferecerão mutirões e atividades alusivas à mobilização, sendo 12 apenas na região do Subúrbio Ferroviário.

A pasta mobilizou uma equipe multidisciplinar em saúde, composta por gestores, médicos/as, enfermeiros/as, odontólogos/as, agentes comunitários, nutricionistas, auxiliares de limpeza, administrativo da farmácia e técnicos de enfermagem, que amplificarão os serviços oferecidos neste sábado. Serão realizados coleta de exames de colo de útero, exame de mamas, solicitação de mamografia, teste rápido para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), atividades educativas, consultas odontológicas, antropometria, testes rápidos, aferição de pressão, glicemia, atendimentos médicos clínicos, atividade de educação em saúde, orientação de saúde bucal e antropometria.

Além destes, também haverá procedimentos de coletas de preventivos ginecológicos e exame clínico das mamas; encaminhamentos de mamografias, laqueadura, inserção de DIU e ultrassonografias mamária e transvaginal; testagem rápida para HIV, sífilis, HCV e HbsaAg; exame preventivo, clínico das mamas e encaminhamento para o Centro de Pesquisa e Ceparh; consulta com equipe de enfermagem; salas de espera com palestra sobre a importância da avaliação clínica e temas relacionados ao empoderamento feminino; busca ativa de mulheres para encaminhamento e realização de preventivo.

O secretário municipal da Saúde (SMS), Leo Prates, destacou os benefícios que a campanha oportuniza para todas as mulheres ao garantir ações preventivas no cuidado com a saúde. “Fizemos um intenso trabalho coletivo, envolvendo as equipes e unidades, visando oferecer o máximo de procedimentos que podem salvar vidas, pois sabemos da importância do autocuidado e da prevenção. Tudo foi preparado com carinho e dedicação, para que nossas mulheres tenham conforto e possam cuidar de si como merecem”, disse.

Para ter acesso às unidades que realizam esses procedimentos durante todo o mês de outubro da mobilização, o público pode acessar o card oficial da SMS e se conectar ao QR Code, ou o site www. saude. salvador. ba. gov. br/ unidades-saude-preventivo/ , para ler toda a lista disponibilizada.

UNIDADES DO DIA D DO OUTUBRO ROSA:

USF TEOTÔNIO VILELA 2

USF ZULMIRA BARROS

CS CÉSAR ARAÚJO

USF VALE DO MATATU

USF SANTA LUZIA

UBS EDSON TEIXEIRA BARBOSA

USF PALESTINA

USF CAJAZEIRAS XI

USF JD DAS MANGABEIRAS

UBS PELOURINHO

CS PERICLES ESTEVES/BARBALHO

USF JOANES LESTE

USF JOANES CENTRO OESTE

USF PARQUE SÃO CRISTÓVÃO

USF CEASA I E II

USF KM 17

USF ARISTIDES MALTEZ

UBS DR ORLANDO IMBASSAHY

16 º CENTRO DE SAÚDE

USF SANTA MÔNICA

USF SAN MARTIN

USF SÃO MARCOS

USF DOM AVELAR

USF CANABRAVA

USF VALE DO CAMBONAS

USF VILA NOVA DE PITUAÇU

USF JOÃO ROMA FILHO

USF NOVA BRASÍLIA

UBS SETE DE ABRIL

UBS CANABRAVA

UBS PIRES DA VEIGA

UBS CASTELO BRANCO

USF CAPELINHA

UBS 18°CENTRO DE SAÚDE

USF RECANTO DA LAGOA I

USF SÃO TOMÉ DE PARIPE

USF FAZENDA COUTOS 1

USF FAZENDA COUTOS 2

USF ALTO DO CRUZEIRO

USF ALTO DE COUTOS 1

USF ALTO DE COUTOS 2

USF ESTRADA DA COCISA

USF ALTO DE CONGO

USF ALTO DA TEREZINHA

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados