Prefeitura de Salvador registra roubo de mais de 200 projetores no túnel da Via Expressa

A modernização da iluminação pública de Salvador tem frequentemente chamado a atenção de criminosos, que vandalizam e furtam lâmpadas, projetores e cabos de cobre. Nas últimas semanas, vândalos furtaram 225 projetores de LED do túnel da Via Expressa, na Avenida Heitor Dias. De acordo com a Diretoria de Serviços de Iluminação Pública (Dsip), vinculada à Secretaria de Ordem Pública (Semop), a ação criminosa gerou o prejuízo de R$510 mil aos cofres públicos.

Informações preliminares apontam que os bandidos usaram ganchos e cordas para ficarem suspensos e forçaram até partir o suporte de sustentação dos projetores. As caixas de passagem não foram violadas porque o sistema antifurto já está implantado na obra e dificultou o acesso aos cabos. “Os eletrodutos são chumbados e soldados na parede do túnel o que impediu o furto dos cabos”, explica o gerente de manutenção da Dsip, Leonardo Pimentel.

O projeto do túnel que dá acesso às docas foi recentemente entregue com a iluminação modernizada e em menos de 90 dias todos os refletores foram furtados. A Dsip registrou um boletim de ocorrência do furto na Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos, na Baixa do Fiscal.

Prejuízo – Apenas nos primeiros seis meses de 2021, o prejuízo com roubos e vandalismo na iluminação pública havia ultrapassado o montante de R$200 mil. Além das luminárias, as passarelas também têm sido alvo deste tipo de crime. Para tentar coibir as ações, dentro da competência municipal, a Prefeitura tem investido em estudos de projetos capazes de promover maior nível de segurança para a população. Uma das medidas é aplicação de infraestrutura projetada com material robusto e isolante, dificultando o acesso aos cabos e reduzindo o risco de choque elétrico.

Também têm sido efetuadas ações preventivas nas principais avenidas da cidade, onde estão presentes os circuitos exclusivos de iluminação. A intenção é identificar e eliminar os riscos causados por fiações expostas, após tentativas de furto, verificação de isolação nos postes metálicos e outras iniciativas relativas à segurança.

Denúncias – A população também pode colaborar com o combate ao vandalismo na iluminação pública. Os casos podem ser registrados através do Fala Salvador, no número 156, ou pelo portal www.falasalvador.ba.gov.br.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados