Prefeitura abre chamamento público para contratação de consultas e exames especializados

Com objetivo de ampliar o acesso dos moradores da capital baiana às consultas e exames especializados, a Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, vai realizar contratação imediata de serviços privados para oferta dos procedimentos. O chamamento público, presente na Portaria 391/2021, foi publicado na edição desta quarta-feira (20) do Diário Oficial do Município (DOM).

No total, mais de 50 procedimentos entre consultas, exames diagnósticos por endoscopia, ultrassonografia e por métodos por especialidades serão contratados pela gestão municipal. De acordo com o secretário da SMS, Leo Prates, um novo chamamento deverá ser publicado nos próximos dias para contratação de mais serviços especializados.

“Com a redução dos casos da Covid-19 na cidade, tivemos o aumento significativo de procura pelos serviços de saúde por pessoas que interromperam o acompanhamento médico com receio da contaminação pelo coronavírus. Isso, aliado com a queda na renda, que fez com que muitas pessoas enfrentassem dificuldades para pagar os valores das mensalidades dos planos de saúde e migrassem para o SUS, acabou sobrecarregando o nosso sistema. Com esse chamamento, pretendemos ampliar de imediato a oferta pelos procedimentos”, explicou Prates.

Outra iniciativa para ampliar a oferta de consultas e exames especializados na cidade será a inauguração de dois novos Multicentros de Saúde, nos bairros de Escada e Narandiba. Os multicentros do Vale das Pedrinhas e Amaralina também passarão por requalificação para ampliar a capacidade dos serviços. Enquanto durar as obras, a gestão vai realocar, temporariamente, os atendimentos em outros prédios que serão identificados pela gestão para evitar a descontinuidade da assistência.

A partir de novembro, todos os multicentros instalados na cidade passarão a funcionar nos dias de sábado para oferecer consultas e exames especializados. Mutirões para realização de procedimentos gratuitos também vão acontecer nos finais de semana para ampliar a oferta pelos serviços. “Essa é uma resposta imediata para assegurar a oferta da assistência aos soteropolitanos”, disse Prates.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados