Filme Marighella estreia nos cinemas e terá sessão especial em assentamento do MST na Bahia

O filme será exibido em assentamento da Reforma Agrária Popular, contando com a presença do diretor, Wagner Moura, e integrantes do elenco do longa-metragem

Marighella, o filme, baseado na história de vida do revolucionário baiano que lutou contra a ditadura militar, finalmente ganha as telas dos cinemas. E terá exibição especial no Assentamento Agroecológico Jacy Rocha do MST na Bahia. Contando com a presença do diretor Wagner Moura, e integrantes do elenco do longa-metragem.

Após denúncia de censura sobre o filme, a estreia acontece no próximo dia 4 de novembro, durante o marco de 52 anos do assassinato do líder comunista, Carlos Marighella. A exibição em área do MST será acompanhada por um ato político em homenagem à Marighella, no próximo dia 6 de novembro às 18h.

Além da presença do diretor, o elenco Bruno Gagliasso e Henrique Vieira estão confirmados. Assim como as participações da cineasta Tata Amaral, familiares do líder baiano Maria Marighella e Carlinhos Marighella, do dirigente nacional do MST João Pedro Stédile, do deputado federal Valmir Assunção (PT), dos atores José de Abreu, Herson Capri e da atriz Pally Siqueira.

A exibição numa área do MST tem por objetivo promover a arte: “já que o Movimento acredita que o cinema, e a cultura como um todo, não pode ser um privilégio de poucos”. Essa premissa também faz parte da construção do próprio filme.” – afirma Evanildo Costa, da direção nacional do MST na Bahia.

Em especial, no contexto onde a tentativa de censura sobre o filme, evidencia um passado ainda latente do modus operandi adotado no regime autoritário sobre a arte e cultura. Ainda mais com a exibição realizada entre quem diariamente resiste e reproduz em suas práticas cotidianas o legado do grande lutador do povo, Carlos Marighella.

E, considerando, também, o recente histórico de lutas tomadas pelas famílias do Assentamento Agroecológico Jacy Rocha. Principalmente, após resistirem às tentativas de despejo sofrida no final do ano passado, em caso emblemático de intervenção ilegal do Governo Federal sobre um conflito agrário na região.

Serviço

Sessão Especial do filme Marighella com Wagner Moura e elenco

Quando? 6 de novembro

Que horas? 18H

Onde? Assentamento Agroecológico Jacy Rocha – Prado (BA), BR 101 – no Km 823 Sul

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados