Após intensa luta de Ireuda Silva, famílias do Paz e Vida conquistam moradia digna: “É a concretização de um compromisso assumido”

Após anos de luta da vereadora Ireuda Silva (Republicanos), famílias da comunidade Paz e Vida receberam nesta terça-feira (19) as chaves de seu apartamento, moradia digna e segura. Foram 500 famílias beneficiadas com as habitações, entregues pelo prefeito Bruno Reis, pela republicana, pelo secretário de Infraestrutura, Luiz Carlos, e pelo ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho. Os moradores foram contemplados pelo programa Casa Verde e Amarela.

Foi a vereadora Ireuda Silva a primeira pessoa a levar à gestão municipal a difícil situação da comunidade de Paz e Vida, com habitações precárias, sem saneamento e que colocava em risco a segurança e a saúde dos moradores.

“Quem acompanha minha luta desde o início do meu mandato sabe que hoje não é só um grande dia para os moradores da comunidade Paz e Vida. É também um dos dias mais importantes da minha vida, pois é a concretização de um compromisso assumido, uma vitória conquistada com muito esforço e persistência”, disse a republicana, que é presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e vice do colegiado de Reparação.

“Vocês sabem que entrei em Paz e Vida por acaso, mas logo entendi a minha responsabilidade. Eu me vi na obrigação, enquanto vereadora, de fazer o que estivesse ao meu alcance para tirar os moradores daquelas condições desumanas em que viviam. Fui ao então prefeito ACM Neto, levei também Bruno Reis àquele lugar. E, como não há vitória sem luta, nós conseguimos. Sou muito grata a Neto e ao atual prefeito Bruno, pois sem a sensibilidade social deles, sem o espírito de grandes gestores públicos que são, não estaríamos aqui agora. Eles sabem sentir a dor dos menos favorecidos”, pontuou.

Emocionada, Ireuda ressaltou ainda que a luta por moradia digna deve ser abraçada por todo mundo que entra na vida pública. Segundo o IBGE, mais de 33 milhões de brasileiras e brasileiros não têm moradia adequada e 8 milhões moram em locais com risco de desastres naturais. “Isso é uma realidade em Salvador. Muitas pessoas já perderam suas vidas em desabamentos e deslizamentos de encosta. Outras tantas adoecem por causa das condições precárias de onde moram”, acrescentou.

A vereadora disse ainda que “hoje, podemos dar mais um passo para uma realidade um pouco mais justa”. “Depois de muitos anos de sofrimento, os moradores de Paz e Vida conquistam um direito básico que lhes proporcionará a vida que merecem. Fui eleita para dar continuidade a uma missão que há muito tempo carrego comigo: ajudar, da maneira que eu puder, as pessoas carentes da nossa cidade. Todos podem contam casos, mas eu conto vitórias”, concluiu.

O prefeito Bruno Reis entregou chaves com Ireuda e afirmou: “Quem vivia no Paz e Vida tinha tudo, menos paz e vida. As pessoas moravam em barracos de madeira, em casas que não tinham banheiro, com esgoto a céu aberto, tendo que conviver com baratas e ratos. Na ocasião, nós dissemos que as traríamos para morar com toda a dignidade. Hoje, está sendo feito o reassentamento dessas 194 famílias, que esse ano, com fé em Deus, terão um Natal muito melhor. Também estão sendo trazidas 18 famílias de um casarão da Ladeira da Praça aqui para o Sol Nascente”.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados