Nova sede da Sempre amplia capacidade de atendimento à população de 200 para 800 atendimentos diários

A população em situação de vulnerabilidade social ganha um espaço mais amplo e de fácil acesso, com a inauguração, nesta sexta-feira (15), da nova sede da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), na Rua Miguel Calmon, no Comércio. Com a capacidade de atendimento quadruplicada, passando de 200 para 800 pessoas diariamente, a unidade foi apresentada pelo prefeito Bruno Reis, em cerimônia que contou com a presença do secretário Kiki Bispo e demais autoridades municipais. Os atendimentos presenciais no novo prédio começam na segunda-feira (18), com funcionamento das 8h às 17h.

O prefeito destacou a função social da Sempre em mudar a realidade do cidadão carente da capital baiana. “Aqui é a casa dos pobres, a casa de quem mais precisa, dos mais carentes de nossa cidade. Que este espaço sirva de motivação para todos desta equipe. Os desafios são grandes e serão superados com trabalho e motivação”, declarou Bruno Reis.

O chefe do Executivo municipal ainda ressaltou que a pandemia trouxe consequências diretas na área social, como o aumento do número de desempregados e de pessoas que agora dependem de uma orientação e acompanhamento psicossocial. Nesse período, a Prefeitura tentou minimizar os impactos, com a distribuição de cestas básicas, auxílios emergenciais e apoio à classe cultural.

“Se antes, nosso desafio era organizar a assistência e atualizar a estrutura, hoje ele é ainda maior, diante do cenário que estamos enfrentando. Por isso, temos de nos preparar e investir recursos. E no que depender de nossa gestão eles não vão faltar. Temos um compromisso com a área social. O planejamento estratégico prevê ainda mais investimentos para os próximos três anos, atacando problemas e enfrentando-os com inteligência, trazendo as melhores soluções”, completou.

De acordo com o secretário Kiki Bispo (Sempre), a nova sede para atendimento à população em situação de vulnerabilidade social reforça a vocação e o caráter social da Prefeitura. “Entregar um equipamento desta magnitude para a cidade demonstra que os vulneráveis, aqueles que passam por necessidades e buscam por benefícios sociais, cada vez mais, possuem um lugar apropriado para atender suas demandas, utilizando nossos serviços e, consequentemente, obtendo melhoria na qualidade de vida. Passamos por uma crise mundial, mas precisamos fortalecer as políticas de assistência, para reduzirmos as desigualdades sociais”, afirmou.

Melhorias – Após reformas na estrutura física, a nova estrutura, que soma cerca de 550 m² de área destinada ao público, possibilita atender quatro vezes mais pessoas para inscrição e atualização do Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal, como Bolsa Família, Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Tarifa Social de Energia, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), dentre outros. No âmbito municipal, a população também poderá acessar benefícios eventuais como Auxílio Natalidade, Auxílio Funeral, Auxílio Moradia e Auxílio Emergência.

“Com a nova estrutura, creio que o atendimento será mais dinâmico e com mais qualidade para todos. O prédio possui mais acessibilidade, é muito confortável para atendentes e beneficiários. Inclusive, houve melhoria no acesso das pessoas, facilitando a chegada do público e dos funcionários”, celebra Alessandro Neris, 33 anos, funcionário da unidade e atendente do Cadastro Único. Foto: Betto Jr./Secom

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados