Treinar para Empregar certifica primeiras turmas de Excelência em Saúde

Um total de 291 certificados foi entregue, na tarde desta quarta-feira (13), aos concluintes da primeira turma dos cursos de capacitação em Excelência em Saúde, do programa Treinar para Empregar. A entrega foi realizada com as presenças da vice-prefeita e secretária de Governo (Segov), Ana Paula Matos; da titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), Mila Paes; e do diretor em exercício do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial na Bahia (Senac-Ba), Luís Carlos Abreu.

A ação é fruto de uma parceria entre a Semdec e o Senac, e tem como finalidade oferecer conhecimentos e técnicas utilizadas nos ambientes de saúde, aumentando as chances de empregabilidade, principalmente diante da chegada de novos empreendimentos da área em Salvador, a exemplo da rede Mater Dei. O Treinar para Empregar busca identificar, nos bairros e comunidades ao redor dos empreendimentos, pessoas com potencial para que sejam capacitadas e inseridas nas oportunidades.

“Esse programa tem a perspectiva maravilhosa de inserir as pessoas no mercado de trabalho. Estamos buscando atrair novos investidores, mudar a nossa matriz econômica e trazer mais emprego e renda para a cidade, aproveitando a mão de obra local”, explicou a vice-prefeita.

Funcionamento – Os cursos de curta duração foram iniciados no final de julho, nas modalidades presencial e virtual, embasados no conceito de trilhas formativas, com cargas horárias que variam de 20h a 40h. Os participantes foram capacitados em Higienização Hospitalar, Copeiro Hospitalar, Técnicas de Porteiro, Teleatendimento em Serviços de Saúde, Estoque de Mercadorias, Atendimento em Farmácia, Humanização Hospitalar e Aperfeiçoamento em Técnicas de Nutrição e Dietética.

Durante as aulas, foi aplicada uma metodologia participativa, com o intuito de preparar e estimular o trabalhador a desenvolver aptidões e competências emocionais, para concorrer a uma vaga no mercado de trabalho. “Temos observado a chegada de grandes grupos com grandes investimentos na área de saúde, criando a expectativa de que Salvador se torne um pólo de referência em saúde do Norte e Nordeste”, afirmou a secretária Mila Paes.

Até novembro próximo, 900 pessoas devem ser treinadas em Excelência em Saúde. O público-alvo é composto por pessoas com idade a partir de 18 anos, Ensino Médio completo e em busca de oportunidade. Segundo Mila Paes, essa é a finalização da primeira etapa do programa-piloto, lançado em parceria com a Mater Dei.

“O programa trabalha duas frentes. Uma capacita o cidadão nas diversas carreiras e a outra sensibiliza empresários e empreendedores, para criação de vagas, que substituam a exigência por experiência em carteira, por horas de capacitação”, acrescenta a gestora.

O diretor em exercício do Senac-Ba, Luís Carlos Abreu, contou que o aproveitamento dos alunos tem sido muito bom. “Nossa expectativa é concluir o treinamento para o mercado de trabalho, na área de saúde, até o final do ano. Os treinamentos ocorreram normalmente, respeitando os protocolos sanitários contra a Covid-19”.

Esperança – Com o certificado em Técnicas de Porteiro em mãos, Joselino da Silva, 41 anos, disse esperar por novas oportunidades. “Gostei muito do curso, achei interessante e proveitoso. Eu tive um aprendizado bom e agora pretendo aproveitar esse certificado, na esperança de conseguir um emprego na minha área”.

Também em busca de uma oportunidade, Ana Verena Carvalho fez o curso de Humanização Hospitalar, durante 15 dias, e gostou muito do conteúdo. “O ponto mais importante do aprendizado foi o de olhar com humanidade para o próximo. Fomos treinados para atender bem as pessoas no que elas precisam”.

Programa – Lançado em março pela Prefeitura, o Treinar para Empregar busca, através da qualificação, aumentar as chances de empregabilidade dos trabalhadores soteropolitanos, que não têm experiência profissional. Até o momento, diversas turmas já foram formadas em cursos como Operador de Telemarketing, Manutenção de Notebooks e Almoxarife, Supervisor de Logística, Manutenção de Tablets e Smartphones, Operação de Distribuição e Operação de Atendimento de Delivery.

Já o Excelência em Saúde foi criado no final de julho, com a realização de seis cursos de curta duração. Outras turmas seguem com aula em andamento. Informações sobre a abertura de novas turmas podem ser obtidas no Instagram pelo perfil @semdecsimmsalvador. As inscrições devem ser feitas no site agendamentosemdec. salvador. ba. gov. br .

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados