Salvador: Outubro Rosa prossegue com programação nos postos de saúde

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) dá continuidade nesta quarta (13) e quinta-feira (14), à programação especial do Outubro Rosa, com o objetivo de motivar os cuidados preventivos com a saúde da mulher. Ao todo, 29 unidades estão envolvidas para intensificar a oferta de consultas, exames e orientações em combate aos cânceres de mama e de colo de útero.

São disponibilizados diversos procedimentos nos postos espalhados pela cidade. Dentre eles estão coletas de preventivos ginecológicos e exame clínico das mamas; encaminhamentos para mamografias, laqueadura, inserção de DIU e ultrassonografias mamária e transvaginal; testagem rápida para HIV, sífilis, HCV e HbsaAg; exame preventivo, clínico das mamas e encaminhamento para o Centro de Pesquisa e Assistência em Reprodução Humana (Ceparh).

Também são promovidas consultas com equipe de enfermagem, salas de espera com palestras sobre a importância da avaliação clínica e temas relacionados ao empoderamento feminino, e busca ativa de mulheres para encaminhamento e realização de preventivo. Já nos Multicentros de Saúde da capital, ocorre o agendamento de mamografias e ultrassons para as mulheres encaminhadas pelos Distritos Sanitários.

A lista de unidades que realizam esses procedimentos durante todo o mês de outubro da mobilização está disponível no card oficial da SMS, bastando acessar o QR, ou no site www. saude. salvador. ba. gov. br/ unidades-saude-preventivo/ . Neste ano, até o mês de setembro, a SMS disponibilizou mais de 64 mil vagas para mamografia na própria rede e em clínicas conveniadas.

Programação:

USF Lagoa da Paixão

13/10 (tarde) – Encaminhamento para mamografia e preventivo.

USF Zulmira Barros (Costa Azul)

14/10 (tarde) – Coleta preventivo

USF Santa Mônica

13 e 14/10 (manhã): Palestras sobre Alimentação no climatério, Prevenção ao suicídio, Cuidados com a saúde da mulher nos diversos ciclos da vida e Saúde bucal.

USF IAPI

13 e 14/10 (manhã): Palestra sobre Câncer de Mama e Colo de Útero, orientação para autoexame das mamas, distribuição de panfletos para captação dos homens CIS e trans e solicitação de mamografia.

USF Alto do Cabrito (todos os dias do mês de outubro)

Testagem rápida, consulta de enfermagem, exame clínico das mamas, encaminhamento para mamografia e mutirão de preventivo.

USF Pituaçu

13/10 (manhã) e 14/10 (manhã e tarde): Exames preventivos e clínicos.

UBS Mário Andrea (Sete Portas)

13/10 (manhã): Palestra sobre prevenção contra o câncer de mama e colo de útero.

USF São José de Baixo (Lobato)

14/10 (manhã e tarde): Exame citopatológico, testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), atendimento odontológico e palestras.

UBS Cabula Beiru/Pernambués

13/10 e 14/10 (manhã): Roda de conversa: a importância do autoexame das mamas, distribuição de materiais informativos, exames preventivos.

UBS Nelson Piauhy Dourado (Águas Claras)

13 e 14/10 (manhã e tarde): Mutirão para coleta do exame preventivo e exame clínico das mamas e encaminhamento para realização de mamografia, roda de conversa sobre autocuidado – Saúde da Mulher, distribuição de laços cor de rosa para profissionais e comunidade, coleta de citopatológico e exames das mamas.

USF Calabar

13/10 (manhã): Coleta de citopatológico de colo de útero, exame de mamas, solicitação de mamografia, arte educativa e consultas odontológicas.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados