Hospital Municipal celebra Dia das Crianças com ações na segunda (11)

O Hospital Municipal de Salvador (HMS), situado em Boca da Mata, promoverá um momento especial de diversão para os pacientes da pediatria, na próxima segunda-feira (11), às 14h30. Na ocasião, os nutricionistas fantasiados de super-heróis e de bichinhos farão a entrega do lanche para os pequenos. Os festejos terão ainda contação de histórias, promoção de brincadeiras e entrega de presentes. A iniciativa antecipa as comemorações do Dia das Crianças, que acontece na terça-feira (12).

Segundo a coordenadora de enfermagem da área de Pediatria do HMS, Roberta Bonfim, a festa contará com o apoio de uma pedagoga parceira da comunidade e ocorrerá nos corredores e na enfermaria com todo o cuidado e observação, inclusive mantendo os protocolos de enfrentamento à Covid-19. O ambiente será transformado em um grande corredor da alegria.

“Já está cientificamente comprovado que o ato de brincar é terapêutico e pode, inclusive, ser classificado como manejo de dor. O paciente naquele momento consegue esquecer um pouco que está no ambiente hospitalar, um ambiente que muitas vezes assusta, e vivenciar um pouco mais de ludicidade. Essa reação da criança também influencia muito na família, pois ver o sorriso no rosto do filho que está sendo acompanhado pela unidade tranquiliza os familiares e melhora a interação entre a equipe multidisciplinar e a família”, explica a coordenadora.

Datas comemorativas – Entendendo a brincadeira como adjuvante nas condutas terapêuticas nessa e em outras datas, a exemplo do Carnaval, Halloween e Natal, o HMS sempre se mobiliza para fazer ações nas datas comemorativas. No ano passado, as crianças tiveram o momento do lanche no Dia das Crianças com profissionais também fantasiados. Já no Natal, a unidade recebeu a visita da Mamãe Noel, que entregou presentes nos leitos hospitalares, acompanhada por uma interação musical.

“O Natal do ano passado veio como uma marca do final do ano mais difícil em relação à pandemia, então o fato de chegarmos com um olhar mais sensível até os leitos foi um momento de muita emoção. Percebemos a gratidão dos pais e das crianças naquele momento difícil. Foi muito emocionante pelo contato com as lágrimas, com o sorriso, com o agradecimento das mães e a surpresa das crianças, que achavam que não veriam o Papai Noel porque estavam no hospital e daí, de repente, receberam a Mamãe Noel com toda alegria”, conta Roberta.

Organização e estrutura – Profissionais do Serviço Social, Psicologia e Nutrição fazem parte da equipe multidisciplinar que organiza os momentos de comemoração na unidade. A linha pediátrica do Hospital Municipal de Salvador é composta por três setores: Enfermaria Pediátrica, com capacidade para atender 30 crianças; a UTI Pediátrica, com sete leitos; e a Emergência Pediátrica, que atualmente funciona de maneira referenciada, recebendo os pacientes através da regulação e os remanejando para outros setores.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados