Codesal está preparada para reduzir efeitos de ocorrências adversas

“Salvador está bem preparada para fazer frente as situações de resposta e trabalhando com a prevenção que não é apenas grandes obras, mas passa pela transformação cultural da população sobre as ações da defesa civil, para que possamos minimizar o efeito de ocorrências adversas”. A afirmação é do comandante-geral do Corpo de Bombeiros da Bahia, coronel Adson Marchesini, que apresentou a mensagem de abertura do quarto dia da programação de Semana Nacional de Redução de Desastres 2021, promovida pela Codesal, e que teve como tema focal das discussões “Preservação e proteção da cidade”.

Ele ressaltou que a mitigação de ocorrências se consegue pelo planejamento, destacando como exemplo a Semana de Redução de Desastres. “Este encontro é de suma importância para o município de Salvador e meu objetivo é estimular para que ele ocorra também no Interior”, acrescentando que “após 2015, observamos que foi iniciado um forte trabalho preventivo, com isso número de ocorrências diminuiu significativamente”.

Ao fazer um balanço das atividades apresentadas no evento, desde a última segunda-feira (04/10), o diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, enalteceu a qualidade dos temas e dos palestrantes que “têm colaborado para fazer de Salvador uma cidade mais segura”, ressaltando ainda que “a Defesa Civil é um sistema que conta sempre que precisa com seus pares do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil (SMPDC)”.

“Salvador da Bahia – olhares sobre a cultura material e iconografia”, foi a palestra proferida pelo historiador e mestrando em Cultura Material e Iconografia, Rafael Dantas, que fez uma abordagem sobre a evolução da capital baiana a partir de registros pictóricos e fotográficos desde o século XVI.

Segundo ele, “a cidade é um registro de vários tempos e processos sociais que configura sua própria história como uma escrita no espaço”. E Salvador não escapa dessa análise, formando uma rede de relação sociais, econômicas, políticas sociais e simbólicas desde a sua fundação no século XVI.

“Salvador, que nasceu a partir da Baia de Todos os Santos, foi uma das que mais se destacou na época colonial e do império, cenário de encontros, tensões e conflitos, um balaio de perfis culturais, que levaram ao desenvolvimento da cidade”. Ainda segundo o historiador, o espaço antes da cidade se formatar era marcado pela presença da cultura indígena, principalmente a dos tupinambás.

Projeto Casarões

Em seguida a arquiteta, Gabriela Amado, e a engenheira civil também da Codesal, Paola Mendes Santiago, ambas da Codesal, falaram sobre o tema” Contextualização dos casarões do Centro Histórico de Salvador”. A preservação do rico patrimônio histórico e arquitetônico de Salvador é um dos eixos do projeto Casarões, da Defesa Civil de Salvador.

“O projeto busca conhecer a realidade dessas construções para poder atuar de forma preventiva, minimizando a ocorrência de acidentes por meio de intervenções articuladas com outros órgãos, além de contribuir para a preservação do patrimônio histórico-cultural do município”, define Paola Santiago.

Ainda segundo a palestrante, o primeiro levantamento de casarões foi realizado em 1994 e novas atualizações foram realizadas em 2004, 2007, 2009 e 2017 e 2018. “Este ano já temos 1.926 casarões vistoriados e georreferenciados”, informa.

No período da tarde foram apresentadas as palestras técnicas “Nivelamento dos procedimentos para vistoriadores”, pelo técnico do Setor de Fiscalização e Vistorias da Codesal, Matheus Geambastiane, e por Matheus Tauan Costa, técnico do Setor de Resposta a Desastres, seguida da “Lei da manutenção predial de Salvador como instrumento de prevenção”, apresentada pelo coordenador de fiscalização urbanística e de segurança da Sedur.

Entrega de geomanta

A entrega de geomanta na Rua Diva Pimentel, Fazenda Grande do Retiro, pelo prefeito Bruno Reis, marca hoje (08/10), às 9h, o encerramento da Semana Nacional de Redução de Desastres 2021, evento realizado pela Defesa Civil de Salvador (Codesal). Estarão presentes ao ato, o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas Alves, e o diretor geral da Codeal, Sosthenes Macêdo, entre outras autoridades, lideranças e moradores. A geomanta possui área de 1.400,00 m² tendo recebido investimento de R$ 211.540,00, beneficiando 300 famílias.

Como parte da finalização do evento, a programação desta sexta-feira (08/10) será presencial, no Teatro Gregório de Matos, com o bate-papo “Falando de Gente”, com o presidente da Fundação Gregório de Matos, Fernando Guerreiro, seguida da abertura da solenidade de premiação pelo diretor da Codesal, Sosthenes Macêdo, sequenciada pela entrega de placas e diplomas de Ordem do Mérito de Proteção e Defesa Civil; Amigo da Defesa Civil e Destaque da Operação Chuva.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados