Prefeitura prossegue com mutirões de combate ao Aedes em Pernambués nesta quinta (7)

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), vinculado à Secretaria Municipal da Saúde (SMS), está no bairro de Pernambués esta semana, realizando um mutirão de combate ao Aedes aegypti. Iniciadas nesta quarta-feira (6), nas ruas Carinhanha e Jequiriçá, as ações prosseguem nesta quinta-feira (7), das 8h às 12h, na Rua Dois de Julho. A mobilização faz parte do plano “Verão sem mosquito”, que visa prevenir e reduzir os criadouros do mosquito da cidade, nesse período que antecede a estação.

Durante a ação, que conta com apoio dos profissionais da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), serão visitados imóveis, terrenos baldios e áreas de risco para arboviroses. Os moradores das comunidades beneficiadas pela estratégia devem colaborar com os agentes de endemias, que também vão orientar a população para manter o autocuidado e controle do vetor.

“Esse é o momento do ano em que é mais propício para o desenvolvimento do mosquito, com o favorecimento do clima caracterizado por sol com chuvas espaçadas. O objetivo é deixar o ambiente na melhor condição possível, para eliminar possíveis focos de Aedes”, explica a coordenadora do CCZ, Isolina Miguez.

Dados – Entre janeiro e setembro de 2021, Salvador registrou 578 casos de dengue, 327 ocorrências de chikungunya e 53 notificações para zika. Se comparado com o mesmo período do ano passado, houve uma redução de 94% para dengue, 97% de chikungunya e 94% de zika.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados