Salvador reúne secretários da Fazenda e Finanças em fórum nacional

A capital baiana será palco de mais uma edição do Fórum Nacional dos Secretários Municipais de Fazenda e Finanças, que acontece a partir desta quinta-feira (7) até sábado (9), sempre às 9h, no Wish Hotel da Bahia, no Campo Grande. Primeiro evento presencial organizado pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) desde o início da pandemia do coronavírus, o evento buscará fomentar debates sobre as agendas fiscais e tributárias das cidades, a partir da troca de experiência entre grandes especialistas na área.

Com mais de 30 palestrantes, o encontro contará com oito mesas temáticas e duas palestras magnas, além de mais de 20 apresentações para fortalecer discussões da agenda fiscal e tributária e promover, durante as conferências, os principais temas da pauta econômica de âmbito nacional, mas focada nos municípios.

Serão discutidos temas como o financiamento do transporte coletivo urbano, reforma tributária, financiamento para a educação e saneamento básico, entre outros. Já confirmaram a presença no evento 50 secretários municipais da área, oriundos de 16 estados da Federação.

Criado em 2015, o Fórum Nacional de Secretários de Fazenda e Finanças tem como objetivo o compartilhamento de experiências e o aprimoramento da gestão financeira e tributária dos municípios. A secretária de Fazenda de Salvador, Giovanna Victer, é a atual presidente do Fórum.

“Vamos nos aprofundar nos temas que mais impactam a economia das cidades. A prioridade dos municípios brasileiros hoje é a retomada econômica e vamos encontrar soluções que beneficiem os cidadãos gerando emprego, qualidade de vida e renda”, pontuou Giovanna.

Credenciamento – Os veículos de imprensa interessados em cobrir o evento devem realizar a solicitação através do e-mail [email protected]. No local do evento, o credenciamento acontecerá entre 8h30 e 9h.

Programação – A abertura do evento ficará a cargo da presidente do Fórum Nacional dos Secretários Municipais de Fazenda e Finanças e secretária da Fazenda da Prefeitura de Salvador, Giovanna Victer. Estão confirmados como palestrantes o presidente do Fórum Nacional do Instituto Nacional de Altos Estudos (Inae), Raul Velloso; o pesquisador associado do Insper, Marcos Mendes; o diretor institucional do Comitê Nacional de Secretários da Fazenda, Finanças, Receitas ou Tributação dos Estados e Distrito Federal (Comsefaz), Andre Horta Melo; o diretor-executivo da Instituição Fiscal Independente do Senado Federal (IFI), Felipe Salto; e o diretor da Secretaria Especial do Tesouro e Orçamento, Bruno Pessanha Negris.

Além deles, também participarão o secretário da Fazenda da Prefeitura da Serra (ES), Henrique Valentim; Jeferson Passos, presidente da Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (Abrasf) e secretário da Fazenda de Aracaju; Melina Rocha, diretora de Cursos na York University – Canadá; Kleber Pacheco de Castro, sócio da FINANCE Análise e Consultoria Econômica; e Bruno Pessanha Negris, diretor da Secretaria Especial do Tesouro e Orçamento.

O secretário executivo na Frente Nacional de Prefeitos, Gilberto Perre, também teve a presença confirmada, além de Otávio Vieira da Cunha Filho, presidente executivo da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), Carlos Alberto Batinga Chaves, consultor em gestão de transportes urbanos, e o economista-chefe do Banco do Brasil, Ronaldo Távora, dentre outros especialistas.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados