Em artigo, Ireuda Silva discute violência contra a mulher e suicídio: “Não dá para falar de um tema sem esbarrar em outro”

Em sua coluna no site “Nexo Jornal” deste mês, a presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, vereadora Ireuda Silva (Republicanos), discute a relação da violência contra a mulher e o índice de suicídios no Brasil. Segundo a republicana, pesquisas mostram que muitas vítimas constantes de agressões físicas e psicológicas cometem suicídio.

“O que não conhecemos muito são os dados recortados pelo viés de gênero: as tentativas de suicídio entre mulheres são maiores do que entre os homens — 67,55% das notificações de suicídio entre 2010 e 2018 aconteceram com mulheres. Ou seja, percebemos que suicídio também é uma questão de gênero”, aponta.

“No final deste Setembro Amarelo, esperamos que os resultados da campanha de prevenção ao suicídio perdurem o ano todo, dando mais uma contribuição para alertar sobre esse problema que ceifa milhões de vidas todos os anos. São pessoas de todas as idades, gêneros e classes sociais que atentam diariamente contra a própria vida, acendendo um alerta vermelho entre autoridades e governos. Tratar dessa questão, porém, exige uma capacidade de enxergá-la de maneira ampla e por diversas perspectivas, inclusive aquelas que, a princípio, nada parecem ter a ver com suicídio”, pontua.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados