Transalvador inicia exposição no Shopping Barra nesta quinta (23)

A história do trânsito na quarta maior capital brasileira, curiosidades, exposição fotográfica, credenciamento para vagas especiais, circuito de bike infantil e serviços gratuitos à população são algumas das atrações que a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) vai levar para uma exposição especial, que será realizada no Shopping Barra. A mostra, que integra a Semana Nacional do Trânsito, é gratuita e ficará no Espaço Barra Gourmet, no Piso L1, desta quinta (23) a sábado (25), das 12h às 22h, e no domingo (26), das 12h às 21h.

“Queremos, com esta exposição, aproximar ainda mais a Transalvador dos cidadãos. Mostrar como nós atuamos nas ruas, seja ordenando, orientando condutores, pedestres e todos que compõem o trânsito. Além de, claro, levar muito serviço gratuito, como o de credenciais especiais, para que todos tenham maior comodidade”, explica o superintendente da Transalvador, Marcus Passos.

Nesses quatro dias, a população poderá fazer as credenciais para estacionamento nas vagas especiais em um estande que será montado exclusivamente no espaço. Idosos, gestantes, lactantes e pessoas com deficiência (PCDs) poderão pegar e fazer o documento. Basta levar comprovante de residência em nome do requerente, documento oficial com foto e, nos casos das pessoas com deficiência, é preciso levar relatório médico. A credencial será entregue na hora.

A criançada também terá um espaço somente para elas. Um pequeno circuito de bikes será montado dentro do centro de compras para expor as principais regras de trânsito de maneira bastante lúdica. A equipe de Educação para o Trânsito da Transalvador vai orientar a garotada e passar dicas de como se comportar adequadamente no trânsito.

Tecnologia e equipamentos – Os adultos poderão ver a exposição de instrumentos usados no ordenamento e na sinalização do trânsito e de fotos e uniformes antigos. Haverá exposição de equipamentos, inclusive os etilômetros, popularmente conhecidos como “bafômetros”, usados nas blitze da Lei Seca. Um estande que simula o Núcleo de Operação Assistida (NOA) será montado para explicar como funciona a central de videomonitoramento da Transalvador.

E vai ter mais tecnologia. A população poderá entender melhor como funcionam os aplicativos disponibilizados pela superintendência. Agentes de trânsito explicarão como o NOA Cidadão pode ajudar muito quem precisa de algum serviço da Transalvador. Haverá também promotores explicando como usar os sistemas do Zona Azul Digital, que existem há mais de dois anos e são muito práticos na hora de estacionar numa vaga regulamentada.

A Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária, entidade internacional parceira da Prefeitura de Salvador, estará no local repercutindo os levantamentos mais recentes com dados de ocorrências no trânsito da capital baiana. Além disso, eles vão apresentar alertas sobre os riscos das condutas imprudentes no trânsito, como, por exemplo, o excesso de velocidade.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados