Mais de 400 trabalhadores terceirizados da Ufba são beneficiados com acordo milionário no TRT5

Quatrocentos e dois trabalhadores terceirizados enfim vão receber seus direitos trabalhistas graças a um acordo firmando na última segunda-feira (20) entre o Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza Pública da Bahia (SindilimpBA) e a Universidade Federal da Bahia (Ufba). O acordo aconteceu no Centro de Conciliação de 1º Grau do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (Cejusc1/TRT5) e resultou no pagamento de R$5.488.668,64 aos trabalhadores que atuavam na universidade no setor de limpeza e de portaria. Para a direção do SindilimpBA, essa conciliação foi de suma importância para destravar um processo que envolve centenas de profissionais e será pago em parcela única.

“É importante porque esses trabalhadores estavam aguardando essa decisão desde 2013. E é o maior acordo trabalhista envolvendo autarquias e fundações públicas federais desde que a Advocacia-Geral da União [AGU] assinou o acordo de cooperação técnica com o TRT5, em setembro de 2020”, salienta a coordenadora-geral do sindicato, Ana Angélica Rabello, ao utilizar informações do procurador federal e coordenador da equipe regional Trabalhista da Procuradoria Regional Federal da 1ª Região, Vinícius Mota. O acordo foi feito no primeiro dia da Semana Nacional de Conciliação e Execução Trabalhista da Justiça do Trabalho.

O valor que será pago é referente às verbas de natureza salarial, rescisórias e indenizatórias objetos da reclamação trabalhista. Para o advogado que representa o sindicato, Eduardo Feijóo, a realização de eventos como a Semana de Conciliação e Execução proporciona uma sensação de vitória. “É uma satisfação poder concluir e dar fim àquela ansiedade de anos de trabalho. É um sentimento de satisfação e de alegria, é a verdadeira justiça sendo feita”, afirma o advogado à assessoria do TRT5.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados