Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência é comemorado nesta terça-feira (21)

Fundação Grupo Volkswagen apoia a inclusão de crianças com deficiência em escolas por meio de brincadeiras

Em 21 de setembro comemora-se o Dia Nacional das Pessoas com Deficiência. A data foi escolhida por ser o início da primavera, estação das flores – o que representaria o nascimento e a renovação da luta das pessoas com deficiência.

Sem dúvida, um dia importante de ser lembrado, principalmente num momento em que o senado aprovou por unanimidade o projeto que prevê prioridade de matrícula de crianças e adolescentes com deficiência e com doenças raras em creches, pré-escolas e escolas de ensino básico, públicas ou subsidiadas pelo Estado. Tudo indica que o projeto vai ao encontro de um desejo popular. Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Alana, em 2019, 86% dos brasileiros concordam que as escolas se tornam melhores ao incluir crianças com deficiência. E 76% concordam que “crianças com deficiência aprendem mais estudando junto com crianças sem deficiência”.

Com o objetivo de apoiar e promover a inclusão de todas as crianças – com ou sem deficiência – na escola comum, a Fundação Grupo Volkswagen criou o projeto Brincar, em parceria com a ONG Mais Diferenças e a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME-SP). O projeto passa por um conjunto de ações articuladas que envolvem, além da formação, o acompanhamento nas próprias unidades escolares, oficinas com famílias e a participação de toda a comunidade escolar.

Além disso, utiliza múltiplas linguagens, como artes plásticas, cinema, literatura, dança, música e jogos, para favorecer o brincar de todos. Também realiza atividades de assessoria, articulação e comunicação com a SME-SP, além do apoio às diretorias de ensino. “É no brincar que a criança elabora o conhecimento, fortalece vínculos, se conecta com o mundo. Por isso, o projeto propõe o uso da brincadeira como uma ferramenta pedagógica para promover a inclusão”, diz Vitor Hugo Neia, Diretor de Administração e Relações Institucionais da FGVW.

O resultado do projeto pode ser sentido em números. Só no ano passado, foram 7.813 educadores formados, 228.187 alunos e educadores beneficiados indiretamente, 1.974 unidades educacionais envolvidas, além do Prêmio Zero Project 2020 recebido na Organização das Nações Unidas. Prova de que brincar sem dúvida inclui. Para conhecer o material didático do curso, clique aqui .

Parcerias e podcast

O Brincar dá continuidade aos projetos de educação e inclusão que a Fundação Grupo Volkswagen vem realizando. Em parceria com a ASID Brasil, Itaú Unibanco e a Secretaria Municipal de PCD paulista, o projeto Empreendedorismo para Todos aborda a inclusão de pessoas com deficiência no mundo empreendedor, trazendo pautas como autonomia, produtividade e desenvolvimento de talentos e habilidades destas pessoas.

E além dessas ações, entre 2017 e 2020, a Fundação Grupo Volkswagen apoiou o projeto Diversa Presencial, idealizado e desenvolvido pelo Instituto Rodrigo Mendes. O objetivo foi construir e ampliar o repertório de educadoras e educadores das redes públicas, gerando modificações nas estratégias pedagógicas e nos próprios sistemas de ensino. Em 2021, a Fundação continuará apoiando as ações do Instituto Rodrigo Mendes em uma nova parceria institucional, contribuindo para o financiamento das atividades do Instituto como um todo.

Celebrando o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência e promovendo a conscientização da causa, em 21 de setembro a Fundação Grupo Volkswagen lançará o mais novo episódio de seu podcast, trazendo uma breve viagem na história na causa de inclusão de pessoas com deficiência, o qual trará uma entrevista com Guilherme Bara, consultor de diversidade e inclusão em corporações, sobre sua experiência com a perda da visão e o impacto em sua carreira.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados