Após ataque ao consulado chinês no Rio de Janeiro, segurança no local é reforçada

A Polícia Civil do Rio de Janeiro segue investigando um ataque com um artefato explosivo ao consulado da China – localizado no bairro Botafogo – ocorrido na noite da última quinta-feira (16), por volta das 22h. Funcionários do Consulado Chinês são aguardados, nesta segunda-feira (20), para prestar depoimento na sede da 10ª delegacia legal, localizada na Zona Sul da capital fluminense.

Câmeras de segurança do consulado flagraram o momento em que um homem vestido de casaco, calça esportiva e boné acende o artefato e o arremessa na sede do consulado. Logo em seguida, o autor do ataque fugiu do local correndo. Ninguém ficou ferido.

Neste sábado (18), uma viatura da Polícia Militar e de uma empresa de segurança privada reforçaram o patrulhamento em frente ao consulado. O caso foi registrado na Polícia Federal, mas a investigação fica a cargo da 10ª delegacia policial de Botafogo.

De acordo com a Polícia Civil, o local já foi periciado tanto por técnicos do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE) quanto pelo Esquadrão Antibomba. Agora, a polícia analisa as imagens das câmeras de segurança para tentar identificar o criminoso. Testemunhas do ataque também estão sendo ouvidas na investigação para ajudar na identificação do autor e sua motivação.

Após o ataque, o consulado chinês emitiu uma nota repudiando a ação, que classificou como “um grave ato de violência”.

”A missão pede investigação minuciosa sobre o ataque, a punição do culpado nos termos da lei e medidas cabíveis para evitar que incidentes similares voltem a ocorrer”, diz a nota.

O consulado destacou que ações isoladas não vão afetar as boas relações entre brasileiros e chineses.

“O desenvolvimento sem sobressalto das relações sino-brasileiras corresponde aos interesses essenciais dos dois países. Não terá sucesso qualquer conspiração de pouquíssimas pessoas em destruir a amizade China-Brasil”, continua o comunicado.

Embaixada dos EUA e OAB repudiam ataque
A Embaixada dos Estados Unidos no país e o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) repudiaram, neste sábado (18), o ataque à sede do Consulado da China no Rio de Janeiro. Em comunicado divulgado à imprensa, a representação diplomática dos Estados Unidos lamentou a recente tentativa de intimidar ou danificar a sede do consulado chinês e ressaltou que representações diplomáticas em todo mundo são protegidas pelos princípios invioláveis.

Já o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil por intermédio da Coordenação Estadual das Relações Brasil-China afirmou que tais condutas são inadmissíveis e podem macular as relações diplomáticas entre o Brasil e a China. A entidade ressaltou ainda a importância das autoridades brasileiras na condução das investigações e de ações preventivas para inibir que outros ataques sejam repetidos.(CNN) Foto: Reprodução

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados