Praias recebem ações especiais pelo Dia Mundial da Limpeza neste sábado (18)

A Prefeitura, através da Secretaria de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), promove ações especiais em sete praias de Salvador neste sábado (18), quando é celebrado o Dia Mundial da Limpeza. Na Praia do Porto, o início da ação, que terá como foco a área que compreende o Parque Municipal Marinho da Barra, está marcado para as 7h, no Forte de Santa Maria.

Às 7h30, a iniciativa acontece na praia de Itapuã, a partir da Praça do Farol. Já na praia de Tubarão, a limpeza começa às 8h, tendo o fim de linha do bairro homônimo como ponto de encontro. Em seguida, às 9h, a atividade será realizada nas praias de São Tomé de Paripe, a partir do Cerimonial Vila do Mar, e de Boa Viagem.

“O evento é importante para sensibilizar a população a ter cuidado com as praias e com toda a cidade. O dia traz uma reflexão fundamental quando a gente vê o mundo se movimentando pela preocupação com o meio ambiente, com o descarte incorreto do lixo. Não se trata de um mutirão pontual, mas do exercício da cidadania”, assinalou a titular da Secis, Edna França.

Ela frisou que, com a reabertura das praias, o acúmulo de lixo tem aumentado significativamente nestes espaços, sobretudo nos últimos 30 dias. De acordo com a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), a estimativa é de que, entre os meses de maio e agosto deste ano, duas mil toneladas de resíduos tenham sido recolhidas das praias de Salvador pelo órgão – o equivalente a cinco piscinas olímpicas repletas de lixo.

Demais iniciativas – O Dia Mundial da Limpeza em Salvador também conta com outras atividades na programação. Nesta sexta-feira (17), às 14h, agentes de educação do Parque Social, juntamente com a equipe de engenheiros ambientais e sanitaristas da Limpurb, vão realizar um bate-papo com os alunos do sexto ano do ensino fundamental, da Escola Municipal Alfredo Amorim, na Ribeira, sobre os impactos do descarte irregular de resíduos para a cidade e para o meio ambiente.

Também nesta sexta, o Parque Social vai promover, no canal da instituição no YouTube, duas lives dentro da temática. A primeira acontece às 9h com o tema Reciclagem: Uma atitude necessária para transformar o mundo, com mediação de Renata Souza e de Thaísa Jeanine Pereira, da Escola Municipal Santa Rita (GRE Centro). As convidadas são Cláudia Pires, da Casa So+ma, e Margareth Falcão, da Bahia Transferência e Tratamento de Resíduos (Battre).

Já às 14h, o tema será “Reciclagem: Negócios de Sucesso que Promovem Equilíbrio ao Ecosistema”, tendo como mediadoras Norma Regina e Sandra Barbosa, respectivamente coordenadora e orientadora de campo do Programa Agente de Empreendedorismo. Os convidados serão o engenheiro ambiental Antônio Aloísio e a diretora-geral do Parque Social, Sandra Paranhos.

No sábado (18), a partir das 9h, na praia de Boa Viagem, a Limpurb, juntamente com os projetos Ocean Care BR, Green Ideas e o Instituto Limpa Brasil, integra a Parada Sustentável. A ação vai arrecadar garrafas pet e orientar os visitantes sobre os danos que o descarte de plásticos causa nos oceanos.

Além da Boa Viagem, a praia de Jardim de Alah e Praia Grande, em Ilha de Maré, também serão contempladas com mutirões de limpeza. Ainda no sábado, será iniciado o processo de renovação e instalação de novas papeleiras em toda a orla de Salvador.

Também a partir deste sábado (18) e até o próximo dia 24, das 8h às 20h, a Secis e a Limpurb participam da 2° edição do “Braskem Recicla: tudo se transforma, nada se desperdiça”. Nesse período, a população poderá entregar resíduos, como embalagens plásticas, papel, papelão, óleo de cozinha, eletrônicos, eletrodomésticos, metais e vidro, no sistema drive-thru, montado na Avenida Otávio Mangabeira, em frente ao Jardim dos Namorados.

Motivação – O Dia Mundial da Limpeza é um movimento cívico que mobiliza anualmente milhões de pessoas de 180 países para a limpeza de comunidades, praias, rios e cidades em todo o mundo. A intenção é conscientizar a população sobre o que cada um pode fazer para melhorar a qualidade do meio ambiente.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados