Com investimento de R$ 29,1 milhões, Serrinha ganha nova Policlínica Regional de Saúde

A região Centro-Leste baiana ganhou mais um motivo para se orgulhar: a nova Policlínica Regional de Saúde de Serrinha. Inaugurada nesta segunda-feira (13), pelo governador Rui Costa e pela secretária da Saúde da Bahia em exercício, Tereza Paim, a unidade vai atender 500 mil pessoas na região.

Fruto de um investimento total de R$ 29,1 milhões do Governo do Estado através da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), a unidade vai oferecer consultas em diversas especialidades médicas, além de exames de alta complexidade.

“Temos o orgulho de dizer que entregaremos mais de 16 hospitais para o estado da Bahia em 16 anos. Se eu considerar os municipais que nós estamos construindo e que vamos entregar até o ano que vem, isso chegará provavelmente em torno de 20 unidades. Isso de ter em média um hospital por ano de governo nunca ocorreu na história da Bahia”, comemorou o governador.

Além de pequenas cirurgias, o espaço também vai oferecer consultas em especialidades médicas como Angiologia, Cardiologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Neurologia, Otorrinolaringologia, Oftalmologia, Urologia, Ginecologia, Pneumologia, Dermatologia, Reumatologia, Anestesia, Fisioterapia e Ortopedia.

De acordo com a secretária da Saúde em exercício, os atendimentos serão realizados mediante agendamento prévio. “É um equipamento muito importante para a região do Sisal. Também é muito importante que a população procure a atenção primária do seu município e, a partir daí, ela vem com a consulta marcada, agendada, com transporte, toda segurança e agilidade nas consultas e resolutividade das suas doenças. Há sala do pé diabético, um tomógrafo, ressonância, mamografia, exame de raio-x e uma complexidade de médicos especialistas para atender a eco, oftalmologia, ultrassonografia e todos os exames”, explicou.

No local, a população de Serrinha e região ainda terá acesso a atendimentos com nutricionistas e psicólogos, além da possibilidade de realizar exames de alta complexidade como MAPA, Holter, Ecocardiograma, ergometria, eletrocardiograma, eletroencefalograma, endoscopia digestiva, ultrassonografia Doppler, RX e Tomografia.

Para o deslocamento dos pacientes para a policlínica, foram adquiridos sete micro-ônibus com ar condicionado e acessibilidade e quatro vans, que irão realizar o transporte de pacientes de toda a região até o centro de saúde diariamente.

Operação da unidade

A operação da Policlínica Regional de Saúde de Serrinha será partilhada entre o Governo do Estado e pelos 14 municípios que fazem parte do Consórcio Público Interfederativo de Saúde do Sisal, são eles: Araci, Barrocas, Biritinga, Conceição do Coité, Euclides da Cunha, Lamarão, Monte Santo, Quijingue, Retirolândia, Santaluz, São Domingos, Serrinha, Teofilândia e Valente.

Com isso, o Estado será responsável por 40% do custeio da operação, e os outros 60% serão financiados pelos municípios.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados