musii: nova rede social de música investe na democratização do mercado musical

App anuncia atualizações e funcionalidades para aumentar alcance e engajamento de artistas independentes

O musii, a nova rede social totalmente dedicada à música, tem o propósito de democratizar o mercado musical, que atualmente é centralizado em poucos players. No momento, a start up, que já havia feito uma captação por meio de investidores anjos no ano passado, acaba de receber seu segundo aporte de investimentos da BR Angels, fundo de investimento que conta com mais de 150 CEOs de grandes empresas. Para atingir essa meta, o aplicativo atua com base em um algoritmo humanizado, construído por sugestões de pessoas. Nesta dinâmica, a plataforma gera descobertas inusitadas e surpreendentes para o público – e não sugestões óbvias e mercadológicas como as das plataformas de streaming – e uma interação maior e mais genuína com o artista.

Além disso, o musii otimiza e atualiza constantemente suas funcionalidades para contemplar cada vez mais as necessidades dos artistas independentes. Com o objetivo de dar mais alcance e visibilidade à produção nacional deste cenário, a rede social criou um pacote de benefícios para os artistas. A ideia é oferecer funcionalidades exclusivas e ouvir os desejos dos representantes desta classe musical para somar forças na missão de ampliar os horizontes da música independente.

O algoritmo humanizado do musii prioriza um recorte democrático, que abrange tanto músicas com menos plays no Spotify quanto posts de perfis recentes. Atualmente, o feed é construído por uma parcela de posts de músicas com menos popularidade no Spotify (em geral, menos de 200 mil plays), posts de perfis novos e postagens misturadas, considerando ainda a ordem cronológica. “Hoje, as plataformas de streaming te sugerem músicas meio óbvias, indicadas através do algoritmo. A magia do musii é que nosso algoritmo são as próprias pessoas postando, o que faz o fator descoberta ser muito maior e a dinâmica, mais interativa”, explica Hid, um dos co-fundadores.

No ar há cinco meses, o aplicativo conta com milhares de usuários orgânicos de mais de 25 países. Criada no final de 2019, por Hid Miguel, Arthur Baccam, George Guerra e Leonardo Garcez, a rede social prevê um crescimento de 300 mil seguidores até o fim de 2021. A rede social foca em resolver duas dores de mercado: criar um lugar em que as pessoas se sintam ouvidas ao compartilharem músicas e levar mais músicas de artistas novos a cada vez mais pessoas. Com a aposta futura de tornar-se um Social Streaming, o app visa proporcionar recomendações reais também de playlists, a partir de outras pessoas. Uma interação de sugestões e referências entre artistas e público e outros artistas, potencializada por ferramentas e funcionalidades eficazes. Além de uma ótima ferramenta de entretenimento, a empresa já conta com alguns cases de parceria com grandes marcas, como Cacau Show e Julio Okubo, fazendo campanhas para ajudarem as empresas a definirem suas personas musicais e visualizar novas oportunidades de negócio no meio da música.

O musii inova ao criar um ambiente no qual as pessoas se sintam ouvidas ao compartilharem músicas e possam contribuir orgânica e efetivamente para aumentar o alcance de novos artistas. Uma rede social de música na qual as pessoas são os algoritmos. Uma rede única, feita para amantes da música, que amplifica a voz de cada fã que curte seu trabalho e quer espalhar sua música para o maior número possível de pessoas. E no musii isso é realmente possível. Assim, a plataforma acredita em um mundo mais unido e no poder transformador que uma música pode ter e na sua capacidade de criar conexões entre as pessoas das mais diversas formas, criando novas histórias e expandindo universos para viver a música de maneiras inovadoras.

Funcionalidades e interações do musii para todos os perfis – A interação é muito intuitiva. Ao navegar pelo feed, você pode ouvir um preview de 30 segundos das músicas postadas, dar like nas músicas que gosta, comentar, seguir novas pessoas e, em um clique, salvar as músicas que gostou em uma playlist que é criada automaticamente no seu Spotify, para você ouvir as músicas inteiras quando quiser.

Para descobrir novas músicas e participar dessa comunidade musical é só baixar o app que está disponível em todas as lojas digitais. Os fundadores garantem que em menos de cinco minutos navegando na plataforma você descobrirá uma música nova que vai amar e poderá fazer novos amigos por meio da música. “É muito interessante ver como as pessoas se comportam no app. Ao conversar com nossos usuários, percebemos que eles ouvem mais a playlist com as músicas descobertas no musii do que qualquer outra coisa. Isso é algo que nos deixa muito otimistas, pois estamos cumprindo nosso propósito, fazer músicas novas chegarem a mais pessoas.”, avalia o co-fundador Arthur

Funcionalidades exclusivas para artistas independentes:

Botão de remuneração direta do artista pelo público (estreia prevista para setembro)

Compra de trecho ou prévia na íntegra de música inédita (estreia prevista para setembro)

Página exclusiva com destaque de posts divulgando seu trabalho (estreia em setembro

Selo musii de artista verificado

Hashtags exclusivas para divulgação de lançamentos

Banners na tela de tendências

Destaque como artista recomendado

Analytics de performance do seu perfil e de seu público

Suporte direto 24h via WhatsApp

Match musical com seu público (estreia prevista para outubro)

Implementação de posts de videos para artistas (a partir de novembro)

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados