Conselho Político do Direitos Já! divulga nota sobre atos antidemocráticos e pelo impeachment de Bolsonaro

O Conselho Político do movimento Direitos Já! Fórum pela Democracia reuniu-se na noite de ontem, terça-feira, 7/9, para avaliar as manifestações antidemocráticas promovidas nesta data, e chegou à conclusão de que presidente Jair Bolsonaro deve sofrer o impeachment. O Conselho aprovou nota do Direitos Já! em defesa da democracia e com desagravo ao STF, duramente atacado nas manifestações de terça-feira.

Lideranças que participaram da reunião, coordenada por Fernando Guimarães: Aldo Arantes (PCdoB), Antônio Ramalho (PSD), Clóvis Carvalho (PSDB), Daniel Annenberg (PSDB), Duda Alcântara (REDE), Eduardo Suplicy (PT), Elias Gomes (PSDB), Eliseu Gabriel (PSB), Eva Blay (PSDB), Felipe Rigoni, Floriano Pesaro (PSDB), Gleisi Hoffmann (PT), Gustavo Petta (PCdoB), Jandira Feghali (PCdoB), José Aníbal (PSDB), José Luiz Penna (PV), Júnior Bozzella (PSL), Mariana Lacerda (REDE), Marina Silva (REDE), Nabil Bonduki (PT), Randolfe Rodrigues (REDE), Raul Henry (MDB), Ricardo Patah (PSD), Ricardo Scog (PDT), Rodrigo Carvalho (PCdoB), Tarso Genro (PT), Zé Gustavo (REDE), Wagner Pires (AGIR) e Walter Sorrentino (PCdoB). Também estavam presentes personalidades como Belisário dos Santos Jr. e José Álvaro Moisés.

Leia a íntegra da nota:

SETE DE SETEMBRO, PONTO DE VIRADA PELA DEMOCRACIA

A versão bolsonarista para este 7 de Setembro de 2021 exige uma resposta contundente das forças democráticas brasileiras, não há mais como justificar qualquer tipo de tolerância a seu projeto golpista. Urge que seja definitivamente retirada qualquer sustentação a este projeto tirânico, pois são inaceitáveis as ameaças explícitas a outro poder, bem como o uso de recursos públicos para fomentar ataques à democracia, ao sistema de votação eletrônica e para a sua promoção eleitoral.

Aqueles que não se posicionarem a favor da democracia e das instituições brasileiras estarão fazendo uma escolha histórica pela arbitrariedade, somando-se à atitude ilegal de Bolsonaro, que promete descumprir decisões do Supremo Tribunal Federal. Uma vez rasgada a Constituição desta forma, o que restará? E de qual lado estarão as forças políticas, sociais e econômicas que têm silenciado diante de seguidos ataques e ameaças promovidos pela extrema-direita no Brasil?

Seguindo em seus esforços de união amplíssima contra a escalada autoritária do bolsonarismo, o Direitos Já! Fórum pela Democracia se posiciona em desagravo ao STF, ao Tribunal Superior Eleitoral, conclama a sociedade brasileira a vocalizar um sonoro não a estas pretensões tirânicas e assume posicionamento em defesa do impedimento de Bolsonaro.

A urgência deste momento deveria ser o enfrentamento da pandemia, da fome, do desemprego, da desigualdade, da inflação desenfreada, da crise hídrica e energética, reflexo da mais nefasta política ambiental do planeta, e de todos os demais problemas do país. São enormes os desafios para a reconstrução do Brasil e o presidente não apresenta condições mínimas para liderar estes esforços.

A sociedade brasileira clama por independência, democracia, autonomia, justiça social e paz. Que as instituições cumpram o seu papel de forma exemplar e este 7 de Setembro seja para sempre símbolo de um ponto de virada, do início da superação desse projeto insensato e despótico.

O Direitos Já! Fórum da Democracia é um movimento da sociedade civil em defesa da democracia e dos valores fundamentais expressos na Constituição Cidadã. Coordenado pelo sociólogo Fernando Guimarães, reúne ativistas das mais diversas organizações da sociedade civil e lideranças políticas de amplo espectro partidário (PSOL, PCdoB, PT, PSB, PDT, PV, REDE, PSDB, PSD, Cidadania, Podemos, MDB, DEM, PSL, PL e AGIR).

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados