‘A violência contra a mulher é um problema histórico’, diz Ireuda Silva em evento de encerramento da campanha “Agosto Lilás”

A presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, vereadora Ireuda Silva (Republicanos), palestrou no evento sobre ações afirmativas para o enfrentamento à violência doméstica, realizado na última terça-feira (31) pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, em parceria com a Secretaria de Políticas para Mulheres de Salvador (SPMJ), no Centro de Cultura da Câmara. A ocasião marcou o encerramento da campanha “Agosto Lilás”, que teve o objetivo de alertar para esse problema que vitima e tira a vida de milhares de mulheres todos os anos.

Compuseram a mesa a juíza Andréia Mara, representando a desembargadora Nájila Brito; Fernanda Lordelo, titular da SPMJ; Fernanda Cerqueira, diretora da SPMJ; Márcia Teixeira, promotora; e as vereadoras Marta Rodrigues, Maria Marighella e Roberta Caires.

Na oportunidade, Ireuda ressaltou que “a violência contra a mulher não é um problema atual, mas histórico. A estrutura machista não foi construída agora. É vergonhoso o Brasil ocupar o 5º lugar no ranking de violência contra a mulher”.

“Apesar de estarmos no fim do ‘Agosto Lilás’, queremos que o espírito da campanha dure o ano inteiro. Estamos apenas encerrando um ciclo. E não estamos aqui para comemorar. Precisamos sair daqui com a consciência do que viermos fazer aqui”, disse Ireuda.

“A violência doméstica, que acontece num contexto de conflitos familiares, é um dos principais problemas sociais que enfrentamos atualmente. Além disso, pode levar a um final mais trágico, como o feminicídio. As vítimas mais comuns desse tipo de crime já vinham sendo agredidas durante um longo período anterior. Por isso, sempre defendemos a importância da denúncia, da ampliação de medidas protetivas e de um maior comprometimento de familiares, amigos e vizinhos”, pontuou.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados