Drive-thru para vacinação antirrábica funcionará no fim de semana

Para ampliar o acesso à vacina durante a campanha de vacinação antirrábica em Salvador, um drive-thru estará disponível na UNIFTC, na Avenida Luís Viana Filho (Paralela), neste sábado (4) e domingo (5). O sistema onde os pets poderão ser imunizados sem descer dos veículos estará com as equipes de prontidão, das 8h às 16h.

A estratégia também acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, em 98 postos de saúde espalhados pela cidade. A exceção é aplicada nesta segunda (6) e terça-feira (7), devido ao feriado prolongado da Independência do Brasil.

Ao longo da semana, os agentes de combate às endemias percorrem as ruas de diversas localidades do município com a aplicação da vacina em pontos volantes, e pontos fixos itinerantes são instalados em bairros estratégicos da cidade. De acordo com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), a meta é vacinar 180 mil animais – em duas semanas da mobilização, compareceram aos pontos mais de 80 mil pets.

“Estamos convocando a população a levar os animais de estimação até os pontos de vacinação para garantir a proteção dos melhores amigos dos humanos. A vacinação é a principal medida de prevenção da raiva, que é uma zoonose com 100% de letalidade”, afirmou a diretora de Vigilância à Saúde, Andréa Salvador.

Para evitar a disseminação da Covid-19, o uso da máscara pelos tutores que levarem os filhos de quatro patas para imunização será obrigatório. Devem ser vacinados os animais a partir dos três meses de idade, exceto os que estiverem doentes. O último caso de raiva humana em Salvador foi registrado em 2004.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados