Marta pede manutenção do painel de 13 metros de Carybé no Centro Histórico: “Precisamos preservar o patrimônio cultural”

Vereadora do PT lembra que o monumento foi tombado pela Fundação Gregório de Mattos e está dentro de poligonal tombada pelo Iphan

Líder da oposição na Câmara de Salvador, a vereadora Marta Rodrigues (PT) cobrou, nesta quinta-feira a manutenção urgente do painel do artista Carybé localizado em um prédio da Rua Chile, que vem se deteriorando por causa de uma infiltração logo após ter sido reformado e tombado pela Fundação Gregório de Mattos.

A obra intitulada “A Colonização do Brasil”, instalada em 1964, tem mais de 13 metros de altura de concreto armada e compõe junto com o cenário local a porta de entrada para o centro histórico.

“Apresentei em 2017 um projeto de indicação para tombamento deste monumento pela prefeitura, o que foi feito no ano seguinte pela Fundação Gregório de Mattos, que também o reformou, deixando-o muito bonito. Não podemos deixar que volte a se deteriorar”, destaca.

Marta disse esperar que a resolução do imbróglio, que envolve o edifício e o proprietário do terraço, mas pediu que a prefeitura intervenha, uma vez que o monumento foi tombado pela Gregório de Mattos e está dentro da poligonal do Centro Histórico, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico, Artístico e Nacional (Iphan). A infiltração tem prejudicado, também, as salas do andar, onde fica o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Bahia (Sinjorba).

“O painel em questão faz parte da paisagem da cidade, referencia a nossa história, e sua proteção é de interesse público pelo seu reconhecimento social no conjunto de tradições passadas e contemporâneas da cidade”, destaca a petista.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados