Transalvador inicia atividades prévias para Semana Nacional do Trânsito

Mais de 570 estudantes da Bahia e de Sergipe participaram, nesta quarta-feira (1º), do “Diálogos de Educação para o Trânsito – Aprendizes em Perspectivas”, evento virtual promovido pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). Também hoje, outra palestra sobre segurança viária realizada pela autarquia municipal envolveu cerca de 50 motoristas da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre).

Os encontros marcam o início das ações que vão repercutir na Semana Nacional do Trânsito, que acontece entre os dias 18 e 25 de setembro e contará com uma programação especial. “As ações, que serão divulgadas em breve, envolvem iniciativas das áreas de Educação para o Trânsito, engenharia de tráfego, cursos, palestras, campanhas de conscientização e eventos em algumas regiões de Salvador. Este ano, a Semana vai focar na importância de se manter a responsabilidade no trânsito como fator de prevenção e acidente”, ressaltou o superintendente da Transalvador, Marcus Passos.

As condutas responsáveis no trânsito foram alguns dos principais assuntos debatidos com estudantes no encontro virtual realizado nesta quarta. Os estagiários e aprendizes de 14 a 24 anos puderam assistir, gratuitamente, palestras com representantes da Transalvador, da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e dos departamentos Nacional e Estadual de Trânsito (Denatran e Detran). Na oportunidade, eles puderam fazer perguntas e entender a importância do convívio harmônico nas vias.

O respeito às regras foi uma das formas citadas por Rita Cunha, coordenadora de Ações para o Trânsito do Denatran, que possibilita a prevenção de acidentes. “As leis são reguladoras do comportamento humano. São usadas para que as pessoas possam se conscientizar e conviver harmonicamente. A gente tem de pensar o trânsito como um convívio social, movimento contínuo de cooperação e respeito”, explicou Rita.

Todos os aprendizes que assistiram às palestras foram indicados pelo CIEE. “Consideramos de extrema importância iniciativas como esta direcionadas a esses jovens aprendizes, que estão no mundo do trabalho. Eles são pedestres, andam do transporte público, e esses momentos de levar informações são cruciais para prevenção sinistros e proteção. Devemos sempre utilizar o conhecimento a favor da vida”, afirmou o assistente social de CIEE/BA-SE, Nailton Santos.

Direção defensiva – Motoristas da Prefeitura também foram aprendizes, nesta quarta, de uma outra atividade promovida pela Transalvador. Os condutores que atuam na Sempre puderam participar de um curso de direção defensiva, realizado pela Gerência de Educação para o Trânsito (Gedut). A iniciativa tem como objetivo levar aos motoristas o conhecimento sobre o veículo que eles trabalham no dia a dia, visando conscientizar sobre condutas responsáveis e, consequentemente, prevenção de acidentes.

Motorista há seis anos na administração municipal, o colaborador Mário Henrique Borges avaliou a palestra como um diferencial para desenvolver a sua função em Salvador. “Trouxe coisas que mesmo nós, condutores [profissionais] no dia a dia, não sabíamos. Então a palestra foi importante para desenvolvermos novas habilidades e ter ciência de como conduzir”, declarou o motorista da Sempre.

“Esses eventos visam provocar reflexões acerca da convivência no trânsito. Abrimos o mês da mobilidade promovendo cidadania ativa”, pontuou a gerente de Educação para o Trânsito da Transalvador, Mirian Bastos.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados