Em primeiro concurso municipal, SEJU premia jovens talentos da poesia de Lauro de Freitas

A arte das palavras tomou conta do Cine Teatro de Lauro de Freitas, nesta terça-feira (31), com a final do primeiro Concurso e Recital de Poesias do município. Promovido pela Secretaria Municipal de Juventude (SEJU), o evento reuniu dez jovens finalistas que declamaram suas poesias marcadas por versos de amor, história, cultura e representatividade.

As três poesias vencedoras foram escritas por mulheres. O primeiro lugar foi para Gabriela Muniz com a poesia “Águas de Pitanga”, em segundo Eunice Conceição com “Bendita Sejas” e na terceira posição Winnie Lorena, que também foi eleita a melhor declamadora, com a poesia “Em tempos de muita pressa”.

As vencedoras foram premiadas e receberam uma placa de condecoração. A avaliação das melhores poesias foi feita pelo júri formado por Tina Tude, atriz e pesquisadora de patrimônio, memória e identidade, Peri Rudá, ator e poeta, e Idaci Santana, coordenadora do Projeto Cidade Educadora na Secretaria Municipal de Educação (SEMED).

A inspiração para a poesia de Gabriela Muniz, “Águas de Pitanga”, surgiu do sentido de africanizar e possibilitar uma visão mais ancestral do município. “A ideia é valorizar as filosofias afro-brasileiras que estão presentes em nosso território e principalmente as mulheres negras. Trazer como um levante de novas possibilidades de afrocentricidade e emancipação do povo de Lauro de Freitas”, contou a vencedora do primeiro lugar.

Vale ressaltar que as dez poesias finalistas do concurso farão parte do primeiro e-book e livro de “Poesias da Seju”, como afirmou Renildo Cabral, secretário municipal de Juventude. “Infelizmente estamos vivendo um momento difícil com muitas limitações. Agradeço a todos os envolvidos que se comprometeram na realização desse trabalho”, ponderou.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados