Sessão especial celebra 27ª edição do Grito dos Excluídos na quinta (2) e reforça lema: “Vida em primeiro lugar”

Atividade virtual vai reunis pastorais, sindicatos, organizações e setores da cidade civil para dar o grito contra as milhares de mortes na pandemia, o desemprego e contra o marco temporal

O Grito dos Excluídos, que ocorre todo 7 de Setembro, chega a sua 27ª edição neste 2021 se configurando cada vez mais como um instrumento fundamental e momento representativo na lutas pelos direitos sociais. Para fortalecer ainda mais este movimento, a Câmara Municipal de Salvador realizará uma sessão especial, na próxima quinta-feira (2), às 10 horas, para enaltecer o lema deste ano: “Vida em primeiro lugar: participação popular, saúde, comida, moradia trabalho e renda já!”.

Solicitada pela vereadora Marta Rodrigues (PT), em parceria com o Coletivo Grito Salvador, a atividade ocorrerá em formato virtual pela plataforma Zoom (https://us06web.zoom.us/j/85727296459) e poderá ser acompanhado ao vivo pela TV CAM (Canal 12.3) e pelas redes sociais do legislativo municipal (www.facebook.com/tveradiocam).

A vereadora, também presidenta da Comissão de Direitos Humanos e de Defesa da Democracia Makota Valdina, destaca que o mote escolhido pela Confederação Nacional dos Bispos no Brasil (CNBB) se fez imprescindível diante das mais de 580 mil vítimas de covid-19 que tiveram o direito à vida negado, devastação de conquistas sociais promovidas pelo governo Bolsonaro, e atualmente, a usurpação dos direitos indígenas com o “marco temporal”.

“Desde 1995, o grito tem mobilizado cidadãos em todo o país em contraponto a manifestação “cívica” que marcam a data, expondo e lutando contra as ausências de políticas públicas no país, as dificuldades encontradas pela população pobre, indígena, o racismo, o machismo, a LGBTFobia, a fome, todas as desigualdades sociais latentes e suas mazelas”, diz Marta.

Padre Zé Carlos, da Ação Social Arquidiocesana, afirma que marcar presença tanto na sessão, quanto no ato do Grito dos Excluídos dia 7 de setembro, é fudamental e um desafio. “O que esta acontecendo no nosso país é algo inusitado. O país entrou num derrocada que não tem precedentes na história. Se voltou a negar a ciência e a desvalorizar a vida como estamos vendo. Se voltou ao nível de desumanidade, então é preciso que o povo dê seu grito de liberdade, de transformação. Estamos num país que o atual presidente quer trocar feijão por arma, o povo passando fome, miséria e o país novamente no mapa da fome”, lamentou.

Marcam presença além do padre Zé Carlos e da vereadora Marta, o Padre Alfredinho, da Coordenação Nacional do Grito dos Excluídos, apastorais sociais, movimentos sociais e sindicatos, artistas e organizações da sociedade civil.

Nosso encontro é nesta quinta-feira, às 10 horas, pelo ZOOM

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados