Campanha de vacinação antirrábica já imunizou 50 mil cães e gatos

Iniciada em 20 de agosto, a Campanha de Vacinação Antirrábica Animal já imunizou mais de 50 mil cães e gatos, em Salvador. A estratégia acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, em 98 postos de saúde espalhados pela cidade.

Além disso, agentes de combate às endemias percorrem as ruas de diversas localidades do município, com a aplicação da vacina em pontos volantes. Ainda como parte da estratégia, pontos fixos itinerantes são instalados em bairros estratégicos da cidade.

A capital baiana adotou, pelo segundo ano consecutivo, o sistema de drive-thru para imunização dos animais. O sistema onde os pets são imunizados, sem descer dos veículos, funciona sempre aos sábados e domingos, das 8 às 16 horas, na UNIFTC, na Paralela.

De acordo com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), cerca de 180 mil animais devem ser imunizados durante a campanha. “Estamos convocando a população a levar os animais de estimação até os pontos de vacinação, para garantir a proteção dos bichos. A vacinação é a principal medida de prevenção da raiva, que é uma zoonose com 100% de letalidade”, alertou a diretora de Vigilância à Saúde, Andréa Salvador.

Para evitar a disseminação da Covid-19, o uso da máscara pelos tutores, nos pontos de imunização, será obrigatório. Devem ser imunizados animais a partir dos três meses de idade, exceto os que estiverem doentes. O último caso de raiva humana em Salvador foi registrado em 2004.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados