Retomada das atividades provoca crises de pânico em adolescentes

Estudo mostra aumento global de crise de saúde mental entre crianças e adolescentes devido à pandemia de COVID-19

O estresse contínuo, o medo, a tristeza e a incerteza criados pela pandemia de COVID-19 pesaram sobre todos nós. Mas muitas crianças e adolescentes passaram por um período especialmente difícil de lidar emocionalmente. Alguns sofreram a perda de familiares ou pessoas próximas e várias famílias também perderam estabilidade financeira. Ao mesmo tempo, as crianças tiveram apoios interrompidos, como escola, serviços de saúde e mesmo serviços comunitários.

Segundo a pedagoga e especialista em adolescência, Carolina Delboni, depois de tanto tempo longe dos amigos, da vida social e do ambiente escolar, um aumento de casos de crise pânico em adolescentes já foi percebido nos consultórios médicos e de psicologia. “A volta às aulas e a retomada de uma certa normalidade têm causado estresse para alguns jovens. Eles ficaram muito tempo com a vida suspensa dentro de casa e com uma série de proteções como a própria tela do computador ou celular. E o que para um determinado grupo é motivo de comemoração, para outro tem gerado medo, insegurança e ansiedade. Todos possíveis gatilhos para uma crise de pânico”, afirma Carolina.

Um novo estudo da Universidade de Calgary publicado na revista médica JAMA Pediatrics, mostra uma porcentagem alarmante de crianças e adolescentes que está passando por alguma crise mental devido à pandemia de COVID-19. A publicação reuniu dados de 29 estudos separados de todo o mundo, incluindo 80.879 jovens em todo o mundo. As novas descobertas mostram que os sintomas de depressão e ansiedade dobraram em crianças e adolescentes quando comparados aos tempos pré-pandêmicos.

“O reflexo da pandemia nos adolescentes já extrapolou as paredes do quarto. Existe um isolamento dentro do isolamento e não é aquele saudável e típico esperado da idade. Agora é permeado pelo que chamamos de doenças mentais. E entre as certezas que temos é que a pandemia nos deu um alerta para questões que possivelmente já estavam aí, talvez apenas à espera de um gatilho. Saúde mental é dos assuntos mais urgentes e contemporâneos. Precisamos olhar, falar e cuidar. Sejamos adultos, adolescentes ou crianças. Porque a vulnerabilidade é intrínseca ao ser humano”, diz Carolina.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados